Europa

Brun (Brno)

Iniciamos o quarto roteiro desta viagem de 30 dias de carro pela Europa.

Para acompanhar este roteiro desde o início, clique aqui.

Para acessar o terceiro roteiro, Praga, clique aqui.

Para acessar o quinto roteiro, Viena, clique aqui.

Como já descrevemos em nosso post anterior, saímos de Praga com muita vontade de ficar, mas tínhamos que seguir nosso roteiro com destino a Viena. Pela distância (340 km e 4 horas de estrada) e para não cansar muito na estrada, fizemos uma parada somente para almoço em Brun (Brno), segunda maior cidade da República Tcheca (210 km 2h30).

Neste percurso encontramos muita neve na estrada, nas árvores, nos campos, tudo muito bonito e o tempo meio fechado. Então atenção total. O carro já estava equipado com pneus para neve, importantíssimo.

Como Funcionam os Pedágios na Europa

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Brun é uma cidade que vale a pena passar um ou dois dias inteiros. Há muita história aqui também, mas para nós seria somente um lugar para almoçar.

Chegando em Brun, vou dizer que não foi tão fácil encontrar um restaurante. Não sei se pelo horário, pelo tempo, pelo idioma ou pela escrita que é bem diferente. E não são todos que falam inglês (nosso inglês 😉 ), enfim não foi fácil. Achamos um shopping e resolvemos entrar. Estacionamento lotado, mas tivemos sorte e logo encontramos uma vaga.

Foi uma boa opção para almoço, pois tinha de tudo, claro era um shopping. 🙂 Achamos um self-service, que bom, comida para todos. O problema foi achar uma mesa. Caramba, era época de Natal e o shopping estava lotado, claro. Achou que só os shoppings brazucas ficam lotados nesta época??????? 😯

Fizemos nossos pratos, pagamos com cartão, pois as Coroas Tchecas que ainda tínhamos gastamos em Praga, comprando imãs de geladeira, lembrancinhas, quadrinhos, enfim, ficamos sem moedas.

Enquanto almoçávamos, eu comentei que estava preocupado com nosso carro, pois achei que havíamos parado em local não permitido porque todos os carros à nossa frente passaram por aquela vaga e a dispensaram, seguindo em frente. Não vimos nenhuma placa, e ficamos com medo de levar uma multa, ainda mais quando saímos do carro e avistamos um guardinha inspecionando o estacionamento. Mas enfim, já estávamos almoçando, e se viesse multa, paciência, teríamos que pagar pelo nosso “erro” de não ter visto placa (porque não vimos mesmo). Lembra aquela multa que tomamos em Berlim? 🙄

Só para ilustrar, alguns estacionamentos na Europa têm andar específico para carros dirigidos por mulheres, ou por idosos, e etc. Daí a preocupação. 😯

Descubra como Estacionar o Carro na Europa

Como a ideia era só almoçar, então assim que terminamos fomos embora. Como todo shopping, quando entramos recebemos um ticket. Na saída, para pagar o estacionamento havia uma máquina. Ticket na mão e cadê o dinheiro para pagar. Gastamos todas as moedas!?!?!?!?!?!?!? 🙄 Esqueci que talvez precisássemos aqui em Brun, que ainda fica na República Tcheca, cuja moeda é a Coroa Tcheca. 😯

Ticket na máquina, pedindo o dinheiro ou moedas … 20,00 Kč, equivalente na época (2016) a R$3,00, menos de 1 Euro … a fila atrás de nós aumentando. O que fazer? Atrás de nós uma senhora e seu filho. Eu perguntei se alguém trocaria 1 Euro por Coroas Tchecas. A senhora não falava inglês e eu tão pouco tcheco. 😦 Seu filho entendeu um pouco do meu inglês e nos deu a moeda para pagar. Ufa!!!! Que sufoco!!!! Quisemos dar 1 Euro para eles mas não aceitaram e, sorrindo, nos desejaram Merry Christmas!!! Ufa! Que alívio e quanta gratidão sentimos …

Quanto ao carro, nossa preocupação foi pura imaginação … A vaga estava lá porque já era próxima da saída mesmo, então todos que estavam ali passando, já tinham ido ao shopping. Só nos restou agradecer!

Quando viajamos, algumas situações inusitadas podem ocorrer. Se é uma viagem pelo Brasil é mais fácil de resolver, pois dominamos a língua 🙄 e tudo é bastante parecido, porém numa viagem internacional as regras são diferentes, a língua, a escrita, a cultura e, portanto, é necessária muita concentração, calma, bom senso e responsabilidade.

De Brun para Viena são 150 km em 2h00. Então vamos lá. Liguei o Waze, saímos do estacionamento e, para nossa surpresa, o Waze não estava funcionando. Paramos o carro em um local seguro e desliga, liga e nada. Desliga, liga e nada. Como fazer sem o Waze? 😯 Perguntar no posto de gasolina? Mas como nos fazer entender? Estava difícil.

Para piorar nossa preocupação, nosso apartamento em Viena tinha recepção funcionando até 18h00. Era tipo um flat. Depois deste horário, não haveria ninguém para nos receber, logo … onde iríamos passar a noite se chegássemos após esse horário?

Continuei dirigindo devagar até encontrar uma loja da Vodafone, mas nada de loja. Estávamos literalmente perdidos. 😯

Ficamos tensos … e com razão … respirei fundo e continuei dirigindo devagar, e eis que no meio deste “caos” surge uma placa escrito Wien. Não tive dúvida, este caminho nos levaria para a estrada. Comemoramos muito. 🙂

Chegando na estrada, a Silma resolveu fuçar no painel do carro e descobriu que tinha um GPS 🙂 … parece piada né … e logo depois inseriu o endereço do flat. Tudo funcionando como não poderia deixar de ser … 😎 … só rindo mesmo. E se nada mais desse errado, chegaríamos a tempo.

Ainda tínhamos que comprar a Vignette, nosso selo-pedágio ao entrar na Áustria.

Estrada psComo Funcionam os Pedágios na Europa

A estrada com muitos campos cobertos de neve e começando a escurecer. Mesmo com todos os contratempos, chegamos “tranquilamente” no flat por volta das 17h15. O check-in deu certo, foi tranquilo e tudo ok. Nesse local, onde nos hospedamos, não havia estacionamento e era proibido manter o carro na rua durante o dia, então nos indicaram um estacionamento próximo (daqueles que não tem um funcionário sequer, como sempre). 🙂

Descubra como Estacionar o Carro na Europa

Mas a continuação desta aventura em Viena, ilustraremos em nosso próximo post.

E aí, está gostando do nosso roteiro? Escreva para a gente. Deixe sua mensagem, sugestão, comentário e siga a gente. 🙂

Para acessar nosso roteiro em Viena, clique aqui.

Que tal estas 💡 DICAS:

“Despensa Móvel” Viajando de Carro

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?

 

Anúncios

14 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s