Eslovênia

Ljubljana

Iniciamos o sexto roteiro desta viagem de 30 dias de carro pela Europa.

Para acompanhar este roteiro desde o início, clique aqui.

Para acessar o quinto roteiro, Viena, clique aqui.

Para acessar o sétimo roteiro, Veneza, clique aqui.

Liubliana ou Ljubljana, capital e maior cidade da Eslovênia. Uma cidade em estilo medieval com grande influência austríaca.

A estrada estava perfeita e tranquila, poucos carros, árvores branquinhas cobertas pela fina neve que caíra na madrugada e ao longe avistávamos o Sol entre as nuvens, uma linda paisagem …

Estrada psAos poucos as placas indicando a chegada em Ljubljana, e por lá ares de uma tarde fria começava a dar sinal.

Era dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e a cidade estava vazia e muito linda …

Localizamos nosso B&B Slamic (bread&bed), apartamento alugado através de nosso parceiro Booking.com. Estacionamos, fizemos nosso check-in e deixamos nossas malas.

Caso este apartamento não seja adequado ao seu grupo, entre aqui em Booking.com, nosso parceiro, e descubra outras opções na cidade de Ljubljana, sendo que o ideal é sempre ficar próximo ao Centro, pois poderá conhecer os principais pontos da cidade a pé.

Partimos para o almoço, estávamos famintos. Eram 15h00. Para nossa surpresa, o comércio em sua grande maioria estava fechado, justamente por ser véspera de Natal. Quase bateu um desespero, até porque nosso B&B era pequeno e não servia refeição, apenas café da manhã.

Optamos por passear e quem sabe encontrar um lugar para comer. Avistamos uma placa: PIZZA! Que maravilha. Além da pizza quatro queijos maravilhosa, saboreamos uma deliciosa e gelada cerveja eslovena. O restaurante era só nosso! E para garantir nossa ceia de Natal, compramos outra pizza para comermos em nosso quarto naquela noite natalina. 😯 É isso aí, longe de casa tem destas coisas … mas foi maravilhoso.

Após o almoço, voltamos ao B&B para deixar a pizza da ceia 🙂 e saímos para explorar o que havia de melhor naquela cidade – muito bonita e agradável. Encontramos uma feirinha de Natal com comidinhas, artesanatos, uma linda árvore de Natal bem ao centro e muitos enfeites decorando a cidade. Uma música é tocada, e o coração da gente entra naquele clima festivo de Natal. As luzes se acendem e a cidade fica ainda mais encantadora com suas igrejas e arquitetura.

Cidade psO Sol havia saído (ou entrado, na visão de alguns 🙂 ) e apesar do frio, o céu estava coberto por uma cor azul que parecia uma pintura, completamente enfeitado pelos galhos secos das árvores formando uma paisagem inesquecível.

Encontramos o teleférico que nos levaria ao Castelo de Ljubljana e a medida que ele subia nos distanciávamos da cidade, vendo-a por cima, o colorido do céu, o brilho das luzes de Natal e aquela sensação diferente de estar diante de algo inédito para nós: um Castelo!

Teleférico psA lenda conta … que em 1144 … Ljubljana era dominada por um terrível dragão que atirava fogo por uma das torres do Castelo para aterrorizar seus habitantes. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão se apaixonou por uma fêmea … e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai. 😉

Castel psNo Castelo, encontramos lojinhas, presépio, árvores de Natal… A diversão ficou por conta da volta – dispensamos o teleférico e descemos a pé. Uma aventura!!! Especialmente para um menino de três anos e seus pais (nós) que liberam sua criança interior. E todos procurando a Frozen. 😎

Descemos com muito cuidado, pois era uma estreita estradinha de pedrinhas e terra que escorregava muito 🙂 e ao final da descida saímos numa rua pequena que mais parecia uma pintura em tela.

Descida psNa volta para nosso B&B, continuamos aproveitando o passeio e passamos sobre a ponte dos cadeados, vimos barcos iluminados e sentimos o amor no ar, além do clima natalino, claro … Para andar no barco clique aqui e escolha seu passeio.

Ponte psE a temperatura: -4°C!!! Perfeita para uma linda noite de Natal. Só faltou nevar. 🙂

Tomamos um banho bem quentinho, roupas confortáveis e fomos cear nossa maravilhosa pizza 🙂 e cama.


Dia seguinte, ao acordar, notamos que o Papai Noel havia passado por ali e deixado um presente para o Felipe – uma luneta de pirata. Ele amou.

Como era uma acomodação apenas para uma noite, escolhemos uma que não tivesse cozinha, mas um bom café da manhã 🙂 uma delícia.

Interessante ressaltar: desde que chegamos ontem ao B&B, saímos, voltamos, saímos, voltamos e hoje também durante todo o café da manhã até irmos embora, só havia um rapaz, de nome Ulash, que fazia todo o serviço no hotel. E é assim que eles funcionam pela Europa. Um, faz tudo. No Brasil seriam necessários uns quatro para fazer o serviço. 😯

Malas no carro, estrada sentido Veneza, Itália. Sem paradas pelo caminho, pois hoje é 25 de dezembro e não temos certeza o que estará aberto em Veneza se chegarmos muito tarde. Distância 250 km em 2h30.

E aí, ficou com vontade de conhecer Ljubljana, nós recomendamos! Dois dias dá para curtir muito.

A continuação desta aventura em Veneza, clique aqui.

Está gostando do nosso roteiro? Escreva para a gente. Deixe sua mensagem, sugestão, comentário.

Para acessar nosso roteiro em Veneza, (em desenvolvimento)

Que tal estas 💡 DICAS:

“Despensa Móvel” Viajando de Carro

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?

Pensando em hospedagens, passeios e locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s