Ásia

Desembarcando em Istambul – Que Sufoco

Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem.

Saímos de São Paulo (GRU) e chegamos ao Aeroporto de Istambul Atatürk (IST) em um voo direto pela Turkish Airlines, com duração de 12h15.

A Turkish nos surpreendeu muito bem com a alimentação, atendimento, presentinhos para o Felipe e para nós também − meias, pantufas, necessaire com escova de dente, pasta e um sorriso 🙂


Nossa Entrada na Turquia:

Não deixe de ler. IMPORTANTE SABER. Polícia Federal Turca.

Após passarmos pela imigração e com passaportes carimbados 😎 , fomos pegar nossas malas. Momento sempre tenso, pois elas podem não aparecer na esteira. Estávamos com 3 malas (todas meio vazias), já pensando na volta 🙂 , afinal era apenas o início da viagem e ainda iríamos para CapadóciaZuriqueStäfaGenebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck, Vaduz e Konstanz. Ufa!!! 😎

Na área das esteiras, aquele “mar de gente” de diversos voos e nossa primeira mala aparece − legal. O tempo foi passando, as pessoas foram pegando suas malas, até que a esteira parou. 😯  Gente, cadê as outras malas?  Próximo à esteira um funcionário do aeroporto e eu perguntei se havia acabado. Ele disse que é normal parar por SEGURANÇA e que eu deveria aguardar. Ok.

Nosso voo deveria ter chegado às 22h30, mas pelo atraso de mais de 30 minutos na saída de Guarulhos, adicionado a esta situação das malas, já era por volta da meia noite e quase ninguém mais por ali, a não ser uma moça atrás de nós que, supomos, estivesse aguardando sua mala também. Fui com o Felipe dar uma volta pela área para ver se nossas malas estavam em outra esteira ou naquela “pilha de malas largadas que vemos em todos os aeroportos do Mundo”. Nada. Após mais uns 30 minutos, a esteira voltou a funcionar. Uma, duas, três malas até que aparece a nossa. UFA!!! Que alívio. Mais um pouco, aparece a outra. UAU! É um sufoco este momento.

Com tudo ok fomos nos dirigindo à saída, quando vem aquela moça que estava atrás de nós e, discretamente ao meu lado, apresenta sua carteira de POLÍCIA FEDERAL TURCA, 😯 pedindo para segui-la.

Nos levou a um balcão próximo e mandou abrir as malas, uma de cada vez, e foi questionando algumas coisas (que sempre levamos em nossas viagens e que nunca havíamos tido problema). E ela dizia:

  • “O que tem aqui dentro?” É o leite em pó da criança. “Abre.”
  • “E aqui dentro?” Sustagen, achocolatado para a criança. “Abre.”
  • “E aqui dentro?” Uma bolsa térmica com remédios para uma emergência. “Abre.”
  • “E aqui dentro?” Um isopor com suco, toddynho, água de côco. “Abre.” E aí ela foi apertando alguns aleatoriamente.
  • “E aqui dentro?” Necessaire com cosméticos e afins. “Abre.”
  • “E aqui dentro?” Uma garrafa térmica. “Vazia?” Sim. “Abre.”
  • “E isso?” Pó de café. Oras, não ficamos em hotéis e sim em apartamentos, logo temos que fazer nosso café da manhã 🙂
  • “E isso aqui?” Bolinho Pão de Mel. Ela abriu uma embalagem e meteu seu nariz dentro para cheirar. Bom, esse foi para o lixo 🙂

Isso tudo, abrindo mala por mala, revirando as coisas, e eu com MUITA, MUITA, MAS MUITA CALMA.

Me controlei e procurei não demonstrar nervosismo. A Silma e o Felipe também tranquilos ao meu lado. Cada vez que eu ia abrir o cadeado de uma mala, eu realmente me concentrava para não tremer. Após a última mala ser vistoriada, perguntei se era para abrir as mochilas também. Ela disse que não era necessário e nos dispensou sem ficar com nada.

Detalhe: Ali, ao lado, no balcão, no chão, havia muita mercadoria apreendida de outros passageiros.

Agora vamos procurar nosso motorista.


Havíamos reservado um shuttle (€20) para nos levar do aeroporto ao apartamento, mas já não tínhamos certeza de que ele ainda estaria nos esperando, pois estávamos mais de 2 horas atrasados.

Quando finalmente saímos, vimos aquelas plaquinhas com nomes, mas não o nosso 😯 Saímos daquela muvuca, deixei a Silma, Felipe e malas em um cantinho e fui procurar com mais calma.

Não é que a placa do cara que nos esperava estava virada ao contrário, de costas para nós, e ele não havia percebido. Aqui vai mais um UFA!!!!

Quarenta minutos depois estávamos chegando em nosso Apartamento Ada Hotel Istanbul, bem no Centro da Cidade − localização 10.

Mas, cadê o cara que vai nos receber e abrir o apartamento? Descendo a rua. Gente, já eram quase 3 horas da madrugada e ele estava lá. Inacreditável.


Bom, esta é uma região bem “complicada” no quesito terrorismo. Vários casos na Capital Ancara, Istambul e outros. Por isso toda esta segurança com quem está entrando no país.

Para se ter uma ideia, quando você vai embarcar nos aeroportos da Turquia, logo na entrada do aeroporto, passando a porta, todas as coisas são revistadas e têm que passar pela esteira e segurança: malas, mochilas, carrinho, e você tem que tirar cinto, sapato, celular, moedas, notebook, como se já estivesse embarcando. O segurança mandou ligar nosso notebook até abrir a tela inicial. Isso é feito com todos, sejam passageiros ou apenas quem veio se despedir.

Esta é uma segurança que nós sempre pensamos que deveria ter, tanto nos aeroportos, portos como nas estações de trem, pois as pessoas entram com malas e mais malas, e nada é checado.

Lembra do atendado no Aeroporto de Bruxelas? Então …

Será que esta segurança será implementada em outros países?


Susto e tensão passados. UFA!!!!! 😎

Vamos falar um pouco de coisas boas. A cidade de Istambul.

Istambul é a cidade mais populosa, mas não é a capital da Turquia e sim Ancara, que fica na parte asiática do país.

É um país transcontinental tendo 3% de seu território na Europa e 97% na Ásia. A moeda oficial é a Lira Turca (TRY), mas o Euro é aceito em boa parte do comércio. E Istambul é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes. Basta atravessar o Estreito do Bósforo para entrar na Ásia.

Para quem faltou à aula de Geografia e História, vou lembrar que a Capital do Império Romano nos anos de 330 a 395, Constantinopla, era aqui mesmo. Em 1453, após perder a guerra contra os otomanos, se tornou a nova capital otomana e passou a se chamar Istambul.

Vale lembrar que a Turquia é um Estado sem religião oficial, sendo o Islão a religião dominante no país.


Em nosso próximo post, iremos contar um pouco como foi nossa aventura pela surpreendente Istambul, nossa primeira parada neste novo Roteiro pela Europa, que tanto adoramos …

E ainda teremos CapadóciaZurique, onde pegamos nosso carro e viajamos por 2 mil km, passando por StäfaGenebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck, Vaduz e por fim Konstanz, até voltarmos para Zurique. Ufa!!!!!!! Então, não perca!!!!!!! 😎


Pensando em hospedagenspasseios e locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.

Veja este outro roteiro, dirigindo 5 mil km e desbravando Berlim, Dresden, Praga, Brun/Brno, Viena, Ljubljana, Veneza, Ferrara, Florença, Pisa, Gênova, Chamonix-Mont-Blanc, Dijon, Paris, Reims, Canach/Luxemburgo, Frankfurt/Kelsterbach, Eisenach e Leipzig.

Passeie pelo nosso MENU e escolha sua próxima aventura: AmsterdãTallinnParis, Helsinki … … …

Então, para ficar por dentro de tudo, se inscreva em nosso blog e seja bem vinda, seja bem vindo e aproveite nossas DICAS.

Comprando Passagem Aérea

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?


 

Anúncios

2 respostas »

  1. Nossa vou ter que tomar um suco de maracujá..muitas emoções! Daqui para frente vai ser disso para pior, quem gosta de viajar por conta terá que se acostumar com essas revistas, o mundo está de pernas para o ar

    Curtido por 1 pessoa

    • É por aí Flavia, a Segurança Mundial é algo que está sempre em pauta e é primordial. Não só externa como internamente. Veja Paris, Champs Elysee, tudo uma bagunça. Muita destruição. Mas, para quem ama viajar, sabe que a segurança é coisa séria e, estando dentro da legalidade, não terá problema. Então só me resta desejar BOA VIAGEM!!!!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s