Alemanha

Leipzig em 1 ou 2 Dias e sua Importância na Queda do Muro de Berlim

Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem.

Esta é nossa última parada antes de retornarmos a Berlim, entregar nosso carro e voltar para o Brasil, após esta inesquecível viagem de carro pela Europa de 5 mil km.

Saímos de Kelsterbach/Frankfurt bem cedo e fizemos uma parada para almoço em Eisenach, cidade Natal de Johann Sebastian Bach.

Na estrada uma chuva fina e muita neve no acostamento. Então, todo cuidado é pouco.


Como chegar:

  • Aeroporto de Leipzig/Halle (LEJ), localizado na cidade de Schkeuditz, fica a 21 km do Centro da Cidade de Leipzig.
  • De TREM chegará na Leipzig Hauptbahnhof (Estação Central de Leipzig), próximo de tudo que você precisa conhecer na cidade. Uma excelente opção para um bate-volta.
  • De CARRO, nosso caso, considerando as excelentes condições das estradas alemãs é muito fácil chegar em qualquer cidade. Detalhe: na Alemanha não tem pedágio. 😎 Clique aqui e alugue seu carro agora, podendo parcelar em até 12 vezes. E daqui para Berlim, Dresden e Praga é um “pulo”.

Como Funcionam os Pedágios na Europa

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Recebi uma Multa de Trânsito na Alemanha, como Pagar?


Leipzig é uma cidade de suma importância para a História da Europa.

Em outubro de 1813 ocorreu a Batalha de Leipzig ou Batalha das Nações, onde o exército francês de Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado pelos exércitos da Rússia, Prússia, Áustria e Suécia.

Em 7 de outubro de 1989, centenas de pessoas ficaram feridas com cassetetes e tiros pela manifestação em prol de liberdade que ocorreu em frente à Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau).

Dois dias depois, em 9 de outubro de 1989, foi dado o primeiro passo para uma revolução pacífica na então Alemanha Oriental, que culminou na Queda do Muro de Berlim e fim da Guerra Fria.

Neste dia, mais de 70 mil pessoas de diversas regiões da Alemanha Oriental se reuniram e, estimulados pela música de Bach, foram para as ruas, cada uma com uma vela na mão, deixando sem ação os policiais do SED (Partido Socialista Unificado), que esperavam ser atacados com pedras e cassetetes.

“Velas simbolizam um “NÃO” à violência, pois são necessárias as duas mãos para que ela não se apague, não sobrando espaço para armas.” Com esta atitude pacífica, os policiais retiraram seus tanques de guerra da rua.

A partir daí, aumentou a pressão para dar uma maior liberdade de viagem aos habitantes da RDA. Quando, numa entrevista coletiva para a imprensa internacional, um representante do Governo Comunista anunciou que era permitido viajar para fora do país, ninguém mais segurou a população.

Por volta das 22h00 deste dia, as pessoas correram para “pular o Muro” na Berlim ainda dividida. A euforia literalmente não tinha mais fronteiras. Primeiro, os guardas deixaram alguns passar, depois abriram o portão, e aí pôde passar todo mundo, sem documento, sem controle, sem nada. De um lado à outro, sem medo.

Em 9 de novembro de 1989, com a Queda do Muro de Berlim, deu início ao fim da República Democrática Alemã (RDA), fazendo com que o bloco comunista desaparecesse de vez do Mapa Político da Europa.

Foi o fim da Guerra Fria, um conflito entre Ocidente e Oriente.

Para se ter uma ideia desta época, o símbolo arquitetônico de Berlim, o Portão de Brandemburgo, ficou inteiramente isolado com a construção do Muro. O acesso a ele só era possível a partir do lado Oriental da cidade, ficando reservado às autoridades policiais, militares e aos próceres do Regime Comunista.

No dia seguinte, 10 de novembro, os alemães do Ocidente e do Oriente confraternizaram-se com uma verdadeira dança sobre o Muro.

E finalmente em 3 de outubro de 1990 a Alemanha estava unificada.


Depois de um pouco de história, vamos à nossa passagem por esta maravilhosa e encantadora cidade. 😎

Ficamos hospedados no Leipzig Suites Apartments Arena Stadion, um apartamento muito bem montado, que superou nossas expectativas. Neste momento (abril de 2019) não estava disponível para locação. 😥

Mas não se preocupe, busque uma outra hospedagem clicando em hospedagens em Leipzig e feche um bom negócio através de nosso parceiro Booking.com.

Para quem pretende assistir uma partida de futebol no Red Bull Arena, esta rua (Waldstraße, Mitte, 04105 Leipzig) é uma excelente localização. Fica próxima também do Zoológico de Leipzig.


O que fazer em Leipzig:

Este Mapa abaixo inclui todo o Centro da Cidade.

São apenas 4 km de caminhada. E, lembre-se, entre um ponto e outro no mapa, existem diversas atrações que não estão elencadas aqui, como outros pontos turísticos, praças, feirinhas, lojas, museus, igrejas, diversões para crianças, etc., portanto não leve em consideração o tempo no mapa. Além do que, em 99% das vezes, seguimos nossos instintos e não necessariamente o mapa. 😎 Então DIVIRTA-SE. 🙂


Leipzig Hauptbahnhof (Estação Central) é a maior estação ferroviária do mundo. Saindo da estação, você estará no centro da cidade. 10 minutos de caminhada e chegará ao Museu de Arte Moderna.

Leipzig Estação Central

Leipzig Hauptbahnhof – Wikipedia

Museum der bildenden Künste (Museu de Arte Moderna) inaugurado em dezembro de 1858. Após sua destruição em ataque aéreo durante a Segunda Guerra Mundial teve vários endereços até sua atual casa inaugurada em 2004.

Leipzig Museu

Museum der bildenden Künste – Wikipedia

Siga agora em direção à Nikolaikirche (Igreja de São Nicolau), construída por volta de 1165 e conforme relatado acima, foi ponto inicial da manifestação que deu fim à Guerra Fria e Queda do Muro de Berlim.

Leipzig Nikolaikirche

Andando agora em direção ao Bundesverwaltungsgericht (Tribunal Administrativo Federal da Alemanha), você passará pela Universidade de Leipzig e, depois do Tribunal, pela Prefeitura. Deu até para brincar na neve. 🙂 😎

Agora, já estamos voltando e indo em direção ao Bach-Museum (Museu Bach), inaugurado em 1985 com uma área de exposição temática de 450m². Ao lado, você encontrará o Neues Bach-Denkmal (Novo Monumento de Bach), inaugurado em 1908.

Continue até a Markt (Praça do Mercado). Se você estiver por aqui na época de Natal, terá a oportunidade de conhecer uma Típica Feirinha de Natal Alemã. Ali, você encontrará também o Stadtgeschichtliches Museum Leipzig (Museu com a História e Cultura da Cidade).

Antes de partir, passe pela Primark Leipzig, na Hainstraße 21-23 e aproveite para fazer umas compras. Era início de janeiro, logo os preços estavam muito baixos, mas muito baixos mesmo. Nós sempre aproveitamos a Primark em qualquer lugar que viajamos, pois vale muito a pena.

Um dia inteiro, dia frio (2°C), com Sol e abençoados com este final de tarde MARAVILHOSO na Richard-Wagner-Platz 😎

20170112_165901


Se você é daqueles que adora um passeio de ônibus pela cidade, observando a paisagem sob um ponto de vista privilegiado, poderá adquirir seu Hop-on Hop-off Tour, clicando aqui. E aí você já sabe né? É válido por 24 horas, podendo descer e subir quantas vezes quiser durante este período.

Você encontrará outros passeios interessantes pela cidade, clicando aqui. Ao todo são 26 opções, como: Explorar a Cidade a Noite, Visita Guiada Assombrada 😯 , Excursão de Bicicleta de 3 Horas, 1,5h de Caminhada Histórica, entre outras. Basta clicar, fechar e aproveitar.


Saímos de Leipzig direto para o Aeroporto Internacional de Berlim Tegel (TXL). Foram duas horas de estrada. Entregamos nosso carro e aguardamos nosso voo de volta para o Brasil pela Alitalia com escala em Roma.


DESCUBRA novas 💡 DICAS de viagem:

Comprando Passagem Aérea

Planejando uma Viagem Gastando Pouco

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

“Despensa Móvel” Viajando de Carro

Pensando em hospedagenspasseios e locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.

Veja este roteiro, um pouco menor, que elaboramos e em breve estaremos postando aqui sobre Istambul, Capadócia, Stäfa, Zurich, Genebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck e Kontanz. E claro, nossa avaliação da aérea Turkish Airlines − surpreendente …

Passeie pelo nosso MENU e escolha sua próxima aventura: Amsterdã, Praga, Veneza, Tallinn, Chamonix-Mont-Blanc, Paris … … …

Então, para ficar por dentro de tudo, se inscreve em nosso blog e seja bem vinda, seja bem vindo e aproveite nossas DICAS.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s