Ásia

Oslo – 2 ou 3 Dias Mágicos

Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem. Saímos da extraordinária Copenhague e depois de 1h10 voando pela Norwegian, chegamos a Oslo, capital e maior cidade da Noruega.

Descubra a seguir como foi esta aventura maravilhosa nesta cidade com muita neve e temperaturas batendo os -9°C. 😎

Para acompanhar este roteiro de 30 dias pela Europa desde o início, clique em Antuérpia, onde tudo começou. De lá pegamos um trem para Roterdã e depois outro para Amsterdã. Um avião da Transavia para Helsinki e de lá um navio da Viking Line para a inesquecível Tallinn (só duas horas de travessia). Aí voamos pela low cost polonesa LOT para Estocolmo e depois pegamos quatro aviões da Norwegian para as cidades de Copenhague, Oslo, Reykjavík e Londres. Saímos de Londres em direção a Bruxelas de trem Eurostar.

Gente, tudo foi muito lindo. Não perca os detalhes desta viagem. Se tiver alguma dúvida do roteiro, deixe sua pergunta ou seu comentário ao final. Teremos imenso prazer em trocar informações. Agradecemos pela sua visita. Boa leitura. 😎


Saímos bem cedo de nosso apartamento e às 5h30 da manhã estávamos comprando os bilhetes de trem nas máquinas automáticas da estação para ir até o aeroporto de Copenhague. Depois nós mesmos despachamos nossas malas, pegamos o avião e ao desembarcar em Oslo, outro trem para a Estação Central da Cidade. O vídeo abaixo mostra como foi esta aventura. 😎

Primeira 💡 DICA: Quando viajar para a Europa e visitar países que não utilizam o Euro como moeda, é sempre bom trazer um pouco para uma necessidade. Dos cinco países escandinavos, somente a Finlândia aderiu ao Euro.

Nós compramos no Brasil Coroas Norueguesas, Coroas Dinamarquesas e Coroas Suecas. As Coroas Islandesas não encontramos, então, ao chegarmos no aeroporto de Reykjavík trocamos alguns Euros pela moeda. Não precisa muito, pois alguns lugares aceitam Euros e, claro, cartões de crédito.

Se não quiser correr o risco de carregar muita grana viva, poderá adquirir um cartão pré-pago de viagem.


Chegamos na Estação Central às 13h30 e já estava em nosso roteiro almoçar no Ruffino Restaurant antes de pegarmos as chaves do apartamento. Porém, o restaurante estava fechado neste período de festas de final de ano. 😦 Era 29 de dezembro.

Paramos então em uma loja de conveniência próxima e comemos um sanduíche. Pelo menos ali dentro estava quentinho. Nosso apartamento Frogner House Apartments – Arbins Gate 3 estava a uma quadra dali, mas precisávamos retirar as chaves em outro endereço próximo e lá fui eu.

Gente, é um self check-in em uma máquina que mais parecia uma copiadora. 🙂 Como este Frogner House tem dezenas de apartamentos espalhados pela cidade, na tela inicial você clica na unidade alugada, põe seus dados pessoais para checagem, insere seu passaporte para cópia e depois o cartão de crédito para pagamento. Por fim, escolhe o número de keycard que necessita. Sai o recibo e o keycard. Show!

Peguei a Silma e o Felipe e fomos para casa.

Descansamos um pouco, arrumamos algumas coisas, organizamos nossa Despensa Móvel e fomos dar uma volta pelo bairro. Estas são as primeiras impressões de Oslo.

Caso este apartamento não seja adequado ao seu grupo, entre aqui em Booking.com, nosso parceiro, e encontre sua estadia ideal entre as mais de 350 opções na cidade de Oslo, sendo que o ideal é ficar próximo ao Centro, pois poderá conhecer os principais pontos turísticos da cidade a pé.

Por aqui, no Inverno, escurece cedo, por volta das 16h30 e a temperatura às 18h00 estava em -2°C.

Voltamos para casa, banho e janta quentinha e cama. Amanhã teremos muito para andar.

Não perca!!!


Oslo, capital e maior cidade da Noruega, é o centro cultural, científico, econômico e governamental do País. É uma das cidades mais caras do Mundo. Aqui é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Está sempre nas primeiras posições do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. E tem um dos maiores PIB per capita do Planeta. 😎

O Reino da Noruega é uma monarquia constitucional hereditária. É isso aí, aqui também tem Rei. O Rei Haroldo V é o Chefe de Estado. Seu filho, Haakon Magnus é o Príncipe Herdeiro da Noruega.

A língua norueguesa falada por cinco milhões de pessoas é uma língua germânica e bastante semelhante ao sueco e ao dinamarquês. Muito difícil de entender, nos viramos com nosso inglês macarrônico. 🙂 😎


Como sempre, acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã e rua … muito para andar, apreciar, descobrir e conhecer. Seguimos o roteiro abaixo. Como estávamos bem próximos ao Palácio Real, iniciamos por lá.

Lembre-se, entre um ponto e outro no Mapa, existem diversas atrações que não estão elencadas aqui, como outros pontos turísticos, praças, feirinhas, lojas, mais de 50 museus, igrejas, diversões para crianças, etc., portanto não leve em consideração o tempo no Mapa. Além do que, em 99% das vezes, seguimos nossos instintos e não necessariamente o Mapa. 😎 Então DIVIRTA-SE. 🙂

Logo que saímos de casa, começou a nevar levemente. Quando chegamos ao Palácio Real, a neve estava bem forte. 😎 A mais forte que pegamos até então. Temperatura -8°C. 😯

O Palácio Real é a residência oficial da família real norueguesa. Foi construído na primeira metade do século XIX a mando do Rei Carlos III João. Está localizado no Slottsparken, um parque público com diversos monumentos, sendo o maior e principal o que fica em frente ao Palácio, uma estátua equestre do Rei Carlos III João. Durante a II Guerra Mundial o palácio foi usado como quartel-general alemão. 😯 

Seguimos em direção ao Kulturhistorisk Museum KHM – Museu de História Cultural, uma organização de museus da Universidade de Oslo. E depois Nationaltheatret – Teatro Nacional de Oslo.

Chegamos no Studenterlunden Park, um parque com pista de patinação no gelo e a tradicional Feirinha de Natal Jul i Vinterland, que vai de meados de novembro até final de dezembro.

São diversas barracas com produtos artesanais, comidas típicas, além de carrossel e roda gigante para alegrar a criançada. Se estiver com frio, e claro que estará 😎 , poderá se aquecer em uma das “fogueiras ou lareiras a céu aberto”.

A foto abaixo é do Stortinget, o Parlamento da Noruega que fica bem em frente ao Studenterlunden Park. Quando estávamos por ali começou a nevar fortemente e a temperatura bateu os -9°C. Não desistimos do nosso passeio e fomos em frente.

Seguimos agora em direção à Oslofjord – baía, passando pela Rådhuset – Prefeitura da Cidade, a qual abriga também o Conselho da Cidade e outros órgãos municipais.

Margeando agora o Terminal de Balsas em um passeio bem bonito, passamos pelo Nobels Fredssenter, Centro Nobel da Paz e depois por dentro do Aker Brygge Shopping, saindo pelo outro lado até encontrarmos o Restaurant Olivia Tjuvholmen. Ufa!!!! Almoço. 😎

Na saída o frio continuava intenso (-9°C) e aí você volta apreciando a beleza da Aker Brygge Marina, com seus barcos e lanchas ancorados e que provavelmente ficarão por aqui congelando por todo o Inverno. 🙂

Daqui saem Balsas para Fornebu, Vollen, Slemmestad, Nesoddtangen e outras cidades da Noruega.

Gostaríamos de voltar pra cá no Verão, quando o Sol brilha por mais de 19 horas por dia. Uau, deve ser fantástico.

Mesmo já tendo passado o Natal, ainda muitas árvores, lojas e pontes iluminadas. Gente, e com neve tudo fica mais lindo. Natal e Neve, a combinação perfeita.

Indo agora em direção ao Operahuset Oslo, Teatro de Ópera de Oslo, novamente beirando a Marina, chegamos à Rådhusplassen, Praça da Câmara Municipal localizada entre a Prefeitura e o Oslofjord.

Perceba a Dykkaren, uma Escultura de Mergulhador feita em aço inoxidável polido brilhante de superfície espelhada. Ela é bem inclinada para a frente e com os braços fechados no peito, parece que vai pular a qualquer momento.

Seguimos para o Akershus Festning, Fortaleza de Arkeshus, construída em 1299, se tornando o mais importante castelo norueguês de sua época. Nevou bastante durante o dia e o chão estava bem escorregadio em alguns locais. Nem nossas botas apropriadas davam conta às vezes. 😎

Não muito distante dali está a Operahuset, Ópera de Oslo, um centro de artes cênicas, atual residência da Den Norske Opera Og Ballett, primeira companhia totalmente profissional para ópera e balé da Noruega. Este prédio tem uma arquitetura bem moderna e foi inaugurado em 2008.

É impressionante como esta região está expandindo. Percebemos pelo menos uns 10 guindastes por aqui.

Muito próximo, o Stena Line Terminalen, um Terminal de Navios de Cruzeiro que te levam para Holanda, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Alemanha, Polônia, Letônia, França, entre outros.

Até nosso apartamento foram mais 2 km de caminhada. Mas com tantas maravilhas pelo caminho, demoramos talvez umas 2 horas para chegar. Realmente o frio não atrapalha. A chuva sim. Como não choveu, só nevou, foi show. 😎

Voltamos para casa com a certeza de que aproveitamos este dia ao máximo. 😎

Um banho bem quentinho, um bom jantar, organizar as coisas porque amanhã estaremos saindo de casa às 6h00 da manhã direto para o aeroporto e de lá atravessar o Mar do Norte / Mar da Noruega sentido Reykjavík, Islândia.

Outro lugar imperdível e mágico.

Será que iremos ver a Aurora Boreau?

Passamos o Réveillon por lá, onde o Sol do meio-dia está no horizonte.

Não perca!!!!!


Se você é daqueles que adora um passeio diferente, observando a paisagem sob um ponto de vista privilegiado, poderá adquirir sua Excursão Turística de Ônibus Hop-on Hop-off, clicando aqui. E aí você já sabe né? É válido por 24 horas, podendo descer e subir quantas vezes quiser durante este período nas 18 paradas. E aproveite o áudio disponível em diversos idiomas.

Poderá fazer também uma Excursão de Bicicleta por 3 Horas, passeando pelos principais pontos turísticos da Cidade.

E que tal um Cruzeiro Turístico pelos Fiordes com duração de 2 horas, observando e explorando os canais e os imensos fiordes de Oslo. Uma oportunidade para fotografar impressionantes paisagens.

Você encontrará outros passeios interessantes pela Cidade, clicando aqui. São mais de 40 atividades, como: Excursões, Passeios e City Tour a Pé, de Ônibus, de Barco, de Bicicleta, Tour Gastronômico e tantas outras atividades. Basta clicar, fechar e aproveitar.

Assista o vídeo abaixo desta aventura por Oslo. Deixou Saudades.


Acompanhe nosso blog. Em breve estaremos postando nossas aventuras por Istambul, Capadócia, Zurique, Stäfa, Genebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck, Vaduz e Konstanz, entre outras.

Também muitas 💡 DICAS super interessantes.

Então … não perca … siga nosso blog … 😉

Veja também estes outros posts incríveis:

Amsterdã, LjubljanaVienaBerlimParisPraga, Veneza.

E curta estas 💡 DICAS:

Desembarcando em Istambul – Que Sufoco

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?

ViajAndo® pelo nosso MENU e DESCUBRA muitas novidades …

Pensando em hospedagens, passeios e locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.


 

2 respostas »

  1. Quando fui a Oslo, em 2015, diziam-me que era pouco interessante, mas não podia discordar mais. Achei uma cidade pacata, mas ao mesmo tempo vibrante, com uma convivência do antigo e do moderno muito simpática, além da alta qualidade das actividades culturais que oferece! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s