Europa

Londres, Guia Completo para 2, 3, 4, 5 … 10 dias

Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem. Com certeza este foi o post mais complexo e demorado que já escrevi. Por que? Oras, a cidade tem um milhão de atividades.

Abaixo você encontrará pequenos roteiros separados por dia. E cada dia você estará em uma região da cidade. De acordo com as características de seu grupo, você deverá juntar dias, separar, dividir, a fim de buscar a melhor experiência por aqui.

Espero poder te oferecer a melhor leitura sobre esta cidade incrível. 😎


Londres foi a penúltima cidade deste roteiro pela Europa, iniciado por Antuérpia. De lá pegamos um trem para Roterdã e outro para Amsterdã. Um avião da Transavia para Helsinki e de lá um navio da Viking Line para a inesquecível Tallinn (só duas horas de travessia). Aí voamos pela low cost polonesa LOT para Estocolmo e depois mais quatro aviões da Norwegian para as cidades de Copenhague, Oslo, Reykjavík e agora Londres. Daqui, saímos em direção a Bruxelas em um trem Eurostar. E finalmente voltamos para o Brasil. Ufa!!!!!! 😎


Saímos de Reykjavík às 10h00 em um voo da Norwegian. Três horas depois estávamos pousando no Gatwick Airport. Pegamos nossas malas e fomos passar pela imigração − sempre um momento tenso. 😎 Estava bem movimentado, afinal, Londres é uma das cidades mais visitadas do Mundo. 😯 Mais uma vez nossa entrada foi tranquila. 🙂

Ainda no aeroporto, adquirimos dois “Oyster® Card”Oyster Card 2

  • Cartão magnético recarregável para utilização no transporte público da cidade, metrô e ônibus.
  • Pode ser adquirido e/ou recarregado nas estações de metrô e em algumas revistarias e mercados, podendo ser pago em dinheiro, cartão de débito ou crédito.
  • Do aeroporto até a London Bridge Station, estação mais próxima de nossa casa, demorou apenas 30 minutos.
  • É necessário um cartão para cada usuário pagante.
  • Cada adulto com um Oyster® Card válido poderá levar quantas crianças quiser, de até 4 anos, gratuitamente.
  • Poderá levar também até 4 crianças entre 5 e 11 anos, também gratuitamente.
  • Se acabar o crédito é só recarregar (top-up) nas estações.
  • Quando você for embora da cidade, poderá devolvê-lo em qualquer local de compra, recebendo todo o saldo não consumido, além das £5 que pagou por ele. Bem justo. 😎
  • Deu para perceber que este cartão é essencial.

Saindo da estação, andamos uns 15 minutos e chegamos no nosso prédio. Eram 14h50 e o apartamento que deveria estar disponível a partir das 12h00, não estava. 😯 Foi bem desconfortável e estressante. Um desrespeito em uma cidade onde as pessoas são tão educadas. Fazer o que?

Aqui vai a primeira 💡 DICA: Quando viajamos, existem diversas situações que podemos ter algum contratempo. Precisamos ter na manga um “Plano B”. 😎 Neste caso, como não estava liberada nossa entrada ainda, fomos até uma lanchonete próxima para almoçar e esperar. Descontando o tempo do almoço, a espera foi de 2 horas. Então não foi tão ruim assim. E como o vento era muito forte e frio, nos protegemos na lanchonete. 😎

Neste episódio, o Booking.com nos ofereceu outra hospedagem, mas optamos por aguardar este, que já estava pago e que provavelmente não demoraria muito, além de já estarmos aguardando na porta com “mala e cuia”. 😉

Liberaram nossa entrada no Luxury Apartment Vintry Court London Bridge somente às 18h00. Entramos, deixamos nossas coisas e, já que a programação do dia “furou”, fomos dar uma volta até a Tower Bridge. Já era noite e estava bem frio. Não ficamos muito tempo na rua, mas foi um passeio bem agradável. Ainda passamos no mercado para abastecer nossa despensa móvel.

Caso este apartamento não seja adequado ao seu grupo, entre aqui em Booking.com, nosso parceiro, e encontre sua estadia ideal entre as mais de 13.000 opções na cidade de Londres. Aqui você encontrará hotéis, apartamentos, hostels, pousadas, casas de temporada, B&B, albergues, locações compartilhadas, entre outros.


Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Assim como Paris, Tókio e Nova York, é uma cidade global e tem centenas de atividades. Escolher algumas dentro de nosso tempo por aqui não foi uma tarefa fácil. 🙂

Parece uma cidade já “batida”. Todo mundo, ou conhece ou já ouviu falar. Se não conhece, com certeza já viu centenas de fotos dos principais pontos turísticos. Mas, se considerarmos que foi eleita a Melhor Cidade do Mundo para Viajar em 2019 pelo “Travellers’ Choice”, percebemos que merece uma primeira visita ou um retorno. Por aqui as coisas pulsam em seus Palácios, Parques, Atrações, Barcos, Pub’s. Se vier 10 vezes, não fará os mesmos passeios e ainda não terá visto tudo. 🙂

A moeda em Londres não é o €uro e sim a £ibra. É sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie quando viajamos. Se não quiser correr o risco de carregar muita grana viva, poderá adquirir um cartão pré-pago de viagem.


O Mapa abaixo é bem amplo, a fim de mostrar um pouco das atividades e o tamanho da cidade, bem como a distância entre as atrações mais interessantes.

Não se restrinja a estes pontos, caso você tenha mais dias por aqui.

Monte seu Mapa de acordo com as características de seu grupo. Se precisar de alguma orientação ou ajuda, não hesite em nos perguntar, deixando seu comentário lá embaixo. 🙂

Além do dia de nossa chegada e partida, ficamos mais 4 dias inteiros. Conhecemos os principais pontos turísticos, fizemos um passeio de barco pelo Tâmisa até Greenwich, visitamos Torres, Palácios, Museus e outros pontos. Não fomos à teatros e não assistimos qualquer show. Fomos no início de janeiro, tempo frio, dias curtos.

Para quem vai no Verão, os dias são mais longos, dando a oportunidade de visitar mais locais, sem o frio do Inverno.

Utilizamos nossos Oyster® Card quase todos os dias.

A ordem dos dias abaixo é aleatória e cada dia cobre uma determinada região. Escolha as atividades que mais te agradam e siga em frente.

Nós aproveitamos ao máximo. 😉

Aproveitem também. 😎

BOA VIAGEM!!!


1° DIA:

Iniciando pela London Eye, pois além do tempo estar bem aberto, entendemos ser este o roteiro mais “importante” do ponto de vista de locais visitados. Metrô mais próximo, Waterloo Underground Station.

Lembre-se, entre um ponto e outro neste Mapa e nos outros abaixo, existem diversas atrações que não estão elencadas aqui, como outros pontos turísticos, praças, feirinhas, lojas, museus, igrejas, diversões para crianças, etc., portanto não leve em consideração o tempo no Mapa. Além do que, em 99% das vezes, seguimos nossos instintos e não necessariamente o Mapa. 😎 Então DIVIRTA-SE. 🙂

Saímos de casa (Porlock Street) a pé e fomos em direção à imensa roda-gigante London Eye, também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio) pois sua inauguração foi na virada do milênio, de 31 de dezembro de 1999 para 1° de janeiro de 2000. A vista de 360° a 135 metros do solo é maravilhosa. São 32 cabines que transportam por dia até 15 mil visitantes. Uma volta completa tem duração de 30 minutos. Compre seu ingresso, podendo optar por entrada prioritária e sem fila clicando aqui.

Ao lado está o The London Dungeon − uma atração assustadora 😯 só para os mais “fortes e corajosos” hahahahaha. Você será levado a um passado sombrio na velha Londres a mais de 1000 anos atrás, podendo dar de cara com Jack, o estripador. 😳 Adquira seu ingresso aqui se tiver coragem. 😎

Bem próximo dali está o Shrek’s Adventure − um passeio lúdico e interativo que te levará até o Reino do Tão Tão Distante à procura do Shrek e seus amigos Burro, Gato de Botas, Pinóquio, Biscoito e outros. Reserve seu ingresso aqui.

Seguindo em direção à Westminster Bridge, você passará pelo Sea Life London Aquarium − um incrível aquário que abriga uma das maiores coleções de vida marinha da Europa. Adquira seu ingresso aqui e veja muitos peixes coloridos, tartarugas, cavalos-marinhos, tubarões, pinguins, polvos, entre outros.

Agora sim, atravessando o Rio Tâmisa pela ponte Westminster Bridge, você estará de frente a um dos cartões postais da cidade, o Big BenHouses of Parliament (Casas do Parlamento), também conhecido como Palácio de Westminster, onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a House of Lords, Câmara dos Lordes e a House of Commons, Câmara dos Comuns). Quando estivemos por lá, o famoso Big Ben estava em reforma e mal deu para vê-lo, além do mais, os sinos estavam “descansando”. Que pena.

Logo atrás está a Abadia de Westminster, considerada a igreja mais importante de Londres. É o local de coroação e sepultamento dos monarcas do Reino Unido. Adquira seu ingresso com guia de áudio aqui.

Seguimos beirando o lago do belo St. James’s Park, com direito a dar comidinhas às aves e curtir as loucas aventuras de um esquilo muito doido. 🙂

Seguimos até o Palácio de Buckingham, residência oficial e principal local de trabalho da Rainha Elisabeth II, monarca do Reino Unido desde fevereiro de 1952, quando tinha apenas 25 anos de idade. Repare em frente à entrada principal, o Victoria Memorial  (Memorial da Rainha Vitória), monumento erguido em 1911. Para visitar o Palácio e os Tesouros da Coleção Real, clique aqui e aprecie pinturas, esculturas, mobiliários, etc. Para assistir a Cerimônia da Troca de Guarda, clique aqui e escolha o melhor programa para seu grupo.

De lá atravessamos o Green Park até a Piccadilly Street, rua com um grande número de lojas e restaurantes (onde almoçamos). Passamos pela Piccadilly Circus, entramos na Coventry St. até chegarmos à loja da Lego Store, na esquina da Leicester Square e, considerando que estávamos no início de janeiro, diversas promoções por ali. 🙂 Atravesse a rua e estará na loja da M&M’s World.

A 600 metros de distância está o Palace Theatre, onde você poderá assistir a uma grande peça de teatro. Quando estávamos por lá estava sendo apresentado Harry Potter and the Cursed Child – parts one and two.

Ande mais 2 minutos e estará na Trafalgar Square, em frente ao National Gallery, fundada em 1824, onde abriga uma coleção de mais de 2.300 pinturas. É o quarto Museu de Arte mais visitado do Mundo, depois do Louvre, do Museu Britânico e do MET de Nova York. Entrada gratuita. Mas se desejar uma visita guiada com no máximo 8 pessoas, no idioma inglês com duração de 2,5 horas, clique aqui. E saberá muito mais sobre as obras expostas de Leonardo Da Vinci, Van Gogh, Rafael, Botticelli, Monet, Rembrandt e outros grandes pintores.

Finalizando o dia pela National Gallery. Metrô mais próximo, Charing Cross Underground Station. Da Leicester Square, Leicester Square Station.


DICA 💡 : Reparou na foto lá em cima, do Felipe abaixado ao lado de uma placa? Esta é uma das 90 placas espalhadas pela cidade que se transformam em um Tour: The Diana Princess of Wales Memorial Walk, um passeio a pé com distância de 7 milhas ≅ 11 quilômetros, dedicado à memória de Diana, a Princesa de Gales. Nesta caminhada você passará pelos parques Kensington GardensHyde ParkGreen ParkSt. James Park, além de locais que estão associados à vida da princesa: Kensington PalaceSpencer HousePalácio de BuckinghamSt. James PalácioClarence House.


2° DIA:

Começando pela London Tower (Torre de Londres). Metrô mais próximo, London Bridge Station.

London Tower (Palácio e Fortaleza Real de Sua Majestade da Torre de Londres) é um castelo fundado por volta do ano 1066. Inicialmente usado como residência real, e de 1100 até 1952, como prisão. Ali estão guardadas as Joias da Coroa Britânica. Clique aqui para visitar a Torre, ver as Joias, Representações Histórias, Trilhas, etc.

Atravesse o Rio Tâmisa, passando pela icônica Tower Bridge. Tire várias fotos do Tâmisa, das pontes, dos barcos 😎 e observe a diferente estrutura da City HallPrefeitura de Londres.

Repare bem próximo dali, o HMS Belfast, um navio de guerra da Marinha Real Britânica, lançado ao mar em 1938. Participou de várias operações importantes durante a II Guerra Mundial, o pós-Guerra no Extremo Oriente, a Guerra da Coreia, entre outras operações. Aposentado em 1963 e desde 1971 está atracado no Rio Tâmisa servindo como Museu e, desde 1978, é considerado uma filial do Imperial War Museum. Reserve seu ingresso com guia de áudio aqui.

Seguimos nosso caminho e passamos em frente ao icônico The Shard, um prédio multi-uso, com escritórios, residências, restaurantes, hotel 5 estrelas, além de um observatório em 360° localizado no 72° andar. Com uma estrutura diferente e altura de 310 metros, hoje é o edifício mais alto da União Europeia. Adquira seu ingresso para o observatório clicando aqui.

Saindo de lá, nossa ideia era almoçar no Borough Market, um dos maiores e mais antigos mercados de alimentos da cidade, mas estava fechado. 😦 Comemos um lanche ali perto, atravessamos a Millennium Bridge e seguimos em frente em direção à St. Paul’s Cathedral e depois ao Museu de Londres.

Passamos em frente ao The Gherkin, um prédio comercial com formato de bala ou pepino, e depois o Monumento ao Grande Incêndio de Londres, ocorrido em 1666, que durou 4 dias, destruiu 13.200 casas, 87 igrejas e 44 prédios públicos. 😯

Por fim, retornamos para casa atravessando a London Bridge. Metrô mais próximo, London Bridge Station.


3° DIA:

Circulando o Hyde Park. O Parque é grande e existem diversas estações de Metrô próximas, então verifique por onde irá começar o passeio e escolha a estação: Hyde Park Corner StationKnightsbridge StationQueensway StationLancaster Gate StationMarble Arch Station.

O Hyde Park é considerado um dos Parques Reais de Londres. Muito utilizado para shows de rock e um local de muitos memoriais − Princess Diana Memorial FountainDiana Memorial PlaygroundThe Albert MemorialHyde Park Holocaust MemorialCavalry MemorialThe Wellington MonumentJoy of Life FountainAnimals in War MemorialSpeke MonumentPeter Pan StatuePhysical Energy StatueQueen Caroline’s Temple e outros.

Ali também se encontra o importantíssimo e belo Kensington Palace, residência real britânica desde o século XVII. Atualmente moram no palácio:

  • O Duque e Duquesa de Cambridge (William e Kate Middleton),
  • Duque e Duquesa de Sussex (Harry e Meghan Markle),
  • Princesa Eugenie de York e seu marido Jack Brooksbank,
  • Duque e Duquesa de Gloucester,
  • Duque e Duquesa de Kent,
  • Príncipe e Princesa Miguel de Kent.

Para ter acesso ao interior do Palácio, clique aqui e adquira seus ingressos.

Saindo do Parque, vamos caminhando e passando pelo Royal Albert Hall, uma casa de espetáculos para mais de 6.000 pessoas. Royal College of MusicImperial College LondonScience MuseumMuseu de História Natural de LondresVictoria and Albert Museum.

Termine o dia fazendo umas comprinhas na Harrods, uma das mais famosas lojas de departamento do mundo, fundada em 1834. Metrô mais próximo, Knightsbridge Station.


4° DIA:

Visitando a Kings Cross. Metrô mais próximo, King’s Cross St. Pancras Undergraund Station.

Descendo do Metrô, você estará dentro da King’s Cross, que se confunde um pouco com a St. Pancras International. 🙂

  • A King’s Cross recebe os passageiros que vêm de Metrô e também possuí comboios para diversos destinos no Leste e Nordeste da Inglaterra e também para a Escócia (Cambridge, York, Newcastle, Edimburgo, Dundee, Aberdeen e outros).
  • St. Pancras International é o terminal para os serviços continentais da Eurostar. Trens de alta velocidade que atravessam o Túnel do Canal da Mancha para a Bélgica, França e Holanda. Há também comboios para diversas cidades ao Norte e Sudeste da Inglaterra e para o Aeroporto de Gatwick.

💡 DICA: Você poderá pegar o Expresso de Hogwarts, embarcando pela Plataforma 9¾. E não precisará ser um bruxo ou uma bruxa para ingressar nesta aventura. 🙂

Bem próximo dali está a belíssima Biblioteca Britânica, uma das maiores do Mundo, com cerca de 150 milhões de itens, 625 km de prateleiras e capacidade para 1.200 leitores. 😯

Vá andando até o British Museum – Museu Britânico, um dos mais visitados do Mundo, com acervo de mais de 7 milhões de peças. Entrada gratuita. Se desejar um tour guiado, clique aqui e escolha a opção que melhor lhe convier.

Curiosidade: Fazem parte da coleção do Museu, os Mármores de Elgin, também conhecidos como Mármores do Parthenon de Atenas. Uma grande coleção de esculturas em mármore “levadas” da Grécia para a Grã-Bretanha em 1806, incluindo parte do friso do Parthenon. Com frequência os gregos tentam reaver estas peças que afirmam terem sido roubadas. Diz a “lenda” que os ingleses sempre responderam dizendo que os gregos não têm onde colocar as peças. Pois bem, em 2009 os gregos inauguraram o Museu da Acrópole de Atenas (foto abaixo), afirmando que agora têm onde colocar as peças e que deveriam ser devolvidas. Enfim, continuam em Londres.

Gréc 046

Museu da Acrópole de Atenas

Termine o dia dando uma passadinha na Primark. Com preços acessíveis, é a certeza de que você comprará algumas coisinhas. 🙂 😎 Metrô mais próximo, Tottenham Court Road Station.


5° DIA:

Conhecendo o Zoológico de Londres. Metrô mais próximo, Regent’s Park Station.

Regent’s Park é também um dos Parques Reais de Londres. Em uma grande área, além dos playgrounds, fontes, jardins, estátuas e cafés, também está a Winfield House, residência oficial do embaixador norte-americano no Reino Unido. Que chique. E não podemos esquecer do Zoológico de Londres.

Observando o Mapa, procure localizar a London Central Mosque – Mesquita Central de Londres, também conhecida como Centro Cultural Islâmico, que pode acomodar em seu salão principal, mais de 5.000 fieis. 😯

Terminando a volta no Parque, você passará pelo Museu Sherlock Holmes e depois pelo Madame Tussauds London, sede principal do famoso museu de figuras de cera. Compre seu ingresso por aqui, curta mais de 300 recriações e tire uma foto com a família real na sacada do Palácio. Uau!!!

Voltando para casa. Metrô mais próximo, Baker Street Station.


6° DIA:

Um passeio de barco pelo Tâmisa saindo do Westminster Pier até o Cutty Sark, em Greenwich. Metrô mais próximo, Westminster Pier Station.

Este é um daqueles PASSEIOS IMPERDÍVEIS. Compre seu ingresso de ida e volta para um Cruzeiro pelo Rio Tâmisa, de Westminster à Greenwich, clicando aqui. Tempo estimado de “viagem”, 1 hora para ir e 1 hora para voltar. Os barcos partem a cada 30 minutos. Portanto, fique atento ao horário de saída do último barco para não voltar ….. nadando. 🙂

Agora, por um outro ângulo, você poderá ver diversos monumentos. Aproveite este passeio com muitas fotos.

Ao desembarcar em Greenwich Pier, poderá passear pelo Cutty SarkGreenwich MarketThe Fan MuseumObservatório Real de GreenwichNational Maritime MuseumOld Naval Royal CollegeBellot Memorial Greenwich e outros lugares.

Pegue seu barco de volta e em 1 hora estará desembarcando no Westminster Pier.


Se sobrar tempo, veja estes outros passeios:

Você encontrará outros passeios interessantes pela Cidade, clicando aqui. São mais de 800 atividades, como: Excursões, Passeios e City Tour a Pé, de Ônibus, de Barco, de Bicicleta, Tour Gastronômico e tantas outras. Basta clicar, fechar e aproveitar.


Voltamos para casa com a certeza de que aproveitamos estes dias ao máximo. 😎

Um banho bem quente, um jantar gostoso, organizar as coisas porque amanhã estaremos saindo de casa às 9h00 da manhã, pegando o Metrô até a estação St. Pancras International e de lá, pontualmente às 10h58, um Eurostar até Bruxelas, passando pelo Túnel sob o Canal da Mancha.


Assista abaixo o vídeo desta aventura por Londres. Voltaremos.


Acompanhe nosso blog. Em breve estaremos postando nossas aventuras por Istambul, Capadócia, Zurique, Stäfa, Genebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck, Vaduz e Konstanz, entre outras.

Também muitas 💡 DICAS super interessantes.

Então … não perca … siga nosso blog … 😉

Veja também estes outros posts incríveis:

Amsterdã, LjubljanaVienaBerlimParisPraga, Veneza.

E curta estas 💡 DICAS:

Desembarcando em Istambul – Que Sufoco

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?

ViajAndo® pelo nosso MENU e DESCUBRA muitas novidades …

Pensando em hospedagens, passeios, locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s