Aéreas

Passageiros Não Voltarão a Despachar Bagagens Gratuitamente – Veja o Lado Positivo

Olá ViajAndos©, pessoal que adora e curte uma viagem.

Sempre que pensamos em VIAGEM, pensamos positivamente. Então vamos ver o que podemos tirar de positivo deste veto da gratuidade das bagagens despachadas.

Há 30 dias estamos falando sobre um tema sempre muito polêmico:

BAGAGENS DESPACHADAS


ENTENDA O CASO:

Em 13 de dezembro de 2016, a ANAC − Agência Nacional de Aviação Civil editou a Resolução n° 400, definindo, entre outras medidas, que as companhias aéreas transportariam gratuitamente em suas cabines internas uma mala de mão de até 10kg por passageiro. Já as bagagens despachadas teriam um contrato acessório e a empresa não seria obrigada a transportá-las de forma gratuita, eliminando assim a franquia vigente até então. Tal Resolução entrou em vigor em 14 de março de 2017.

Na prática, a partir de então, bagagens de mão de até 10kg são gratuitas e bagagens despachadas têm custo adicional, mesmo que até 23kg, podendo chegar a R$120,00.

Na minha opinião (na época 2016/2017) foi interessante, visto que a ideia e argumento das companhias aéreas era de que tal medida contribuiria para a redução do valor do bilhete para quem não despachar mala(s), além de intensificar a concorrência. O que sempre é bom.

Nada diferente do que acontece no exterior com as chamadas aéreas low cost (baixo custo). E que dá muito certo. Acesse nossas experiências com as low cost LOT, Transavia e Norwegian.

No entanto, parece que aqui no Brasil, não foi o que aconteceu. Os preços não diminuíram e o valor das taxas para despachar malas dobrou em apenas 2 anos.

Diante disto, no final de 2018 foi criada no Congresso uma Comissão Mista da Medida Provisória do Setor Aéreo.

O texto original da Medida Provisória tratava em aumentar de 20% para 100% o investimento de capital estrangeiro em companhias aéreas que operam rotas nacionais. Isto é bom porque novas empresas podem chegar, gerando maior concorrência.

Durante a tramitação da medida, uma emenda foi inserida para prever que passageiros poderiam levar, sem cobrança adicional, uma bagagem de até 23kg nas aeronaves acima de 31 assentos.

Para quem entende um pouco de economia e/ou viaja utilizando companhias low cost, sabe que esta medida traria um desestímulo entre a vinda de novas aéreas low cost com a gratuidade das bagagens despachadas.

Em 25 de abril de 2019, com o argumento de que a cobrança não resultou em queda no preço das passagens, o colegiado aprovou a determinação para que as empresas voltem a ter a franquia gratuita em voos nacionais e internacionais exatamente como era antes de tal Resolução da ANAC.

Em 21 de maio de 2019 foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados.

Em 22 de maio de 2019 o Senado aprovou a Medida Provisória 863.

E ontem, 17 de junho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP 863 que permite a operação de empresas com até 100% de capital estrangeiro no Brasil, contudo vetou a gratuidade de franquia de bagagem.


LADO NEGATIVO:

Com o veto, continuaremos pagando para despachar malas.


LADO POSITIVO:

O lado mais positivo que vejo é o de que existem inúmeras empresas low cost que têm interesse em operar no Brasil e América do Sul. Mas aqui as coisas sempre são mais burocráticas do que em outros países. Com a aprovação de 100% de capital estrangeiro para as aéreas, acredito que veremos nos próximos 10 anos, pelo menos 5 empresas de low cost entrando no país. E isto aumentará a concorrência e possível e provavelmente teremos diminuição de preços. E não podemos nos esquecer que estas empresas têm como objetivo transportar passageiros a custos baixos e sem bagagem despachada. Se quiser despachar vai pagar mais caro por este serviço.

O QUE É UMA EMPRESA LOW COSTLow cost são companhias aéreas que oferecem baixas tarifas por eliminarem serviços tradicionais e não terem distinção de categorias (classes) nas aeronaves.

Para se ter uma ideia, você pode comprar uma passagem de ida de Lisboa para Paris por apenas €19, mas sem reserva de assento e sem mala despachada, podendo levar apenas um item de mão de medidas e pesos determinados. No check-in, sua mala de mão será medida e pesada e se estiver 500g mais pesada ou 1cm a mais do que o permitido, ela obrigatoriamente terá de ser despachada e o custo será de €37. 😯 Oras, lá é assim. E aqui quando começaram a medir as malas, todo mundo reclamou. Temos que nos acostumar com esse novo mercado, pois elas estão chegando. 😎

Não precisamos levar tantas coisas na mala. Uma mala de mão resolve. Mas não se esqueça, as medidas permitidas aqui no Brasil são: 55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade (incluindo alças e rodinhas). Além da mala de mão, é permitido levar um item de mão pequeno, como uma bolsa, desde que o total carregado pelo passageiro não ultrapasse 10 quilos. Esta bolsa deverá ser colocada embaixo do assento dianteiro e não na parte superior.

Se tivesse sido aprovada a gratuidade das bagagens despachadas, as aéreas GOL, LATAM, Azul e outras iriam aumentar os preços do bilhete indistintamente e nós pagaríamos por isso.

Economicamente falando 🙂 em qualquer setor da economia, quanto maior o número de empresas, maior será a concorrência e, consequentemente, os preços serão mais competitivos.

O inverso também é real. Caso da Avianca.

Com a suspensão dos voos da Avianca, começamos a perceber os preços aumentarem rapidamente, pois a oferta de passagens diminuiu. Natural que isto esteja ocorrendo. 😯

Outro fato: a Avianca tem 21 slots que serão leiloados. Estes slots no aeroporto mais congestionado e rentável do país (Congonhas) são tão valiosos que a “briga” por eles será até o último minuto. É o filé mignon. Quem está dentro não quer sair. Quem está fora quer entrar.

O QUE SÃO SLOTS − Slot é um termo usado na aviação para se referir ao direito de pousar ou decolar em aeroportos congestionados. É como se fosse uma vaga.

Imagina o congestionado Aeroporto de Congonhas em São Paulo − não é qualquer avião, de qualquer companhia, em qualquer horário que pode pousar. Senão seria uma bagunça. 😯

Atualmente os slots em Congonhas estão assim distribuídos: 43,9% LATAM, 43,7% GOL, 7,5% Avianca e 4,9% Azul.

A Avianca, palco desta disputa, e que está com as atividades suspensas, tem até outubro deste ano para voltar a operar em Congonhas. Se isso não ocorrer, a ANAC terá que redistribuir os slots da companhia. E, de acordo com a regra atual, companhias entrantes têm direito a ficar com 50% destes slots disponíveis. Bom para a Air Europa/Globalia, Passaredo, TwoFlex, Sideral e MAP, que querem entrar neste mercado tão lucrativo. E os outros 50% para as que já operam em Congonhas − GOL, LATAM e Azul.


CURIOSIDADE:

Ontem fiz algumas simulações de passagens aéreas de São Paulo para Buenos Aires para o mês de julho de 2019.

Para minha surpresa os melhores preços estavam com as companhias:

  1. Ethiopian
  2. Qatar Airways
  3. Turkish Airlines
  4. GOL
  5. Aerolineas Argentinas
  6. LATAM

Aí eu pergunto: “Para um voo de 3 horas dentro da América do Sul, entre países vizinhos, o que fazem as empresas com origem na Etiópia (África), no Catar (Árabe no Oriente Médio), na Turquia (Ásia e Europa) terem preço mais barato do que a GOL e LATAM?

Eu não sei responder precisamente. O que sei é que nós temos que deixar de ser “bairristas” e experimentar novos ares. 😎

😆 E, quando sugeri lá em cima de que é possível viajar sem despachar uma mala e com apenas 10kg, não estava brincando. Tente. Para passar 3 ou 5 dias em algum lugar, você não precisa de 3 pares de sapatos, 2 tênis, 2 bolas de futebol, 500ml de shampoo, desodorante gigante, 5 blusas de lã, 3 casacos, 2 botas, secador de cabelo, inseticida, chapinha, 7 cintos, 4 óculos escuros, 2 guarda-chuvas, 1 pacote com 40 fraldas, 4 sabonetes, etc. 🙂 😎


Não se esqueça que já entraram em vigor as novas regras para bagagens de mão em voos nacionais. Clique no link abaixo e fique por dentro.

Mala de Mão – Acabou a Mamata – Novas Regras

Há uma perspectiva de que seja editada futuramente uma nova MP para tratar exclusivamente deste assunto sobre bagagens despachadas. E neste caso, provavelmente, teremos uma possibilidade de concorrência maior. Vamos aguardar.

O negócio é ficarmos atentos às novas regras e fazer o que gostamos – VIAJAR. Com mais ou menos bagagem, mas TODOS JUNTOS 😎

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