Bélgica

Descubra Bruxelas em 2 ou 3 Dias, a “Capital” da União Europeia

Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem. Neste post te levaremos até Bruxelas e você descobrirá os encantos desta cidade e os sabores de seus maravilhosos chocolates e cervejas. Hum, deu até água na boca só de lembrar. 😎

No início deste roteiro de viagem, fizemos conexão em Londres para chegarmos a Bruxelas. Inicialmente não ficamos por aqui e fomos direto de trem do aeroporto para Antuérpia. De lá pegamos um trem para Roterdã e outro para Amsterdã. Um avião da Transavia para Helsinki e de lá um navio da Viking Line para a inesquecível Tallinn (só duas horas de travessia). Aí voamos pela low cost polonesa LOT para Estocolmo e depois mais quatro aviões da Norwegian para as cidades de Copenhague, Oslo, Reykjavík e Londres. Por fim, um trem Eurostar para Bruxelas. Ufa!!!!!! Agora sim vamos curtir esta cidade 😎


O trem da Eurostar partiu pontualmente às 10h58 da St. Pancras International em Londres e 2h07 depois estávamos chegando na Bruxelles-Midi Train Station. Não dá nem para perceber o trem atravessando o túnel do Canal da Mancha.

Primeira DICA 💡 − Depois de curtir Londres, seu passaporte será carimbado na estação de trem, na saída do Reino Unido e na entrada na Bélgica haverá imigração em Bruxelas, o que te dará direito a viajar livremente pelos países que fazem parte do Espaço Schengen, aqueles sem fronteiras entre Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos/Holanda, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. Além de Mônaco, San Marino e Vaticano, que não fazem parte do Espaço Schengen, mas que mantêm suas fronteiras abertas. 🙂

Segunda DICA 💡 − Da estação de trem em Bruxelas também saem trens Thalys de alta velocidade para as cidades belgas de Antuérpia, Bruges, Ghent e outras, ou ainda para cidades da França, Alemanha e Holanda.

Terceira DICA 💡 − Esta estação em Bruxelas fica bem no Centro da Cidade. Então você poderá conhecer alguns dos principais pontos turísticos e pegar outro trem para seu próximo destino.


A distância da estação até nosso apartamento era de quase 2km 😯 e como já eram 14h30, resolvemos comer alguma coisa por ali mesmo. Depois fomos andando com malas, mochilas e tudo mais até nossa casa. Meio loucura, mas gostamos de ir andando, respirando o ar e sentindo um pouco mais da cidade.

Chegando no prédio, as chaves estavam na caixa de correio e, com o código que o anfitrião havia nos passado três dias antes, abrimos a caixa, pegamos as chaves e entramos no prédio e no apartamento. O Apartments Brussels Centre foi bem agradável para nossa estadia.

Caso este apartamento não seja adequado ao seu grupo, entre aqui em Booking.com, nosso parceiro, e encontre sua estadia ideal entre as mais de 700 opções na cidade de Bruxelas (Brussels). Aqui você encontrará hotéis, apartamentos, hostels, pousadas, casas de temporada, B&B, albergues, locações compartilhadas, entre outros.


Bruxelas é a capital e principal centro econômico da Bélgica. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, e a partir de 1957, Bruxelas se tornou um importante centro de política internacional. Aqui se encontram as principais instituições da União Europeia (Comissão Europeia, Conselho Europeu e 75% do trabalho do Parlamento Europeu), por isso é considerada a “capital” da União Europeia. Aqui também fica a sede da OTAN.

As línguas oficiais são o francês e o holandês.

A moeda por aqui é o €uro. É sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie quando viajamos. Se não quiser correr o risco de carregar muita grana viva, poderá adquirir um cartão pré-pago de viagem.


DIA DA CHEGADA:

Chegamos em casa por volta das 16h30. Já estava escurecendo. Deixamos nossas malas e como sempre fazemos, saímos para dar uma volta pelo bairro, respirar o ar local, sentir o clima da cidade e passar em algum mercado para abastecer nossa Despensa Móvel. Voltamos por volta das 20h00. Ficamos no quentinho, jantamos, banho e cama. Amanhã muito para andar e conhecer.


1° DIA:

O Mapa abaixo abrange a área mais central da cidade para conhecer e passear a pé. São só 3,6 km. Se estiver hospedado longe do Centro, pegue um tram ou metrô e desça na estação mais próxima da Grand-Place de Bruxelas e inicie seu passeio por lá.

Lembre-se, entre um ponto e outro no Mapa, existem diversas atrações que não estão elencadas aqui, como outros pontos turísticos, praças, feirinhas, lojas, museus, igrejas, diversões para crianças, etc., portanto não leve em consideração o tempo no Mapa. Além do que, em 99% das vezes, seguimos nossos instintos e não necessariamente o Mapa. 😎 Então DIVIRTA-SE. 🙂

Durante este passeio você encontrará diversas lojas de chocolates e waffles. Não perca a oportunidade de experimentar e comprar caixas de chocolates, trufas e etc. 😎

Grand-Place de Bruxelas é o centro geográfico, histórico e comercial da cidade. É a praça mais importante, pois ali estão o Hôtel de Ville – Prefeitura e Câmara Municipal e a Maison du Roi – Casa do Rei, onde hoje funciona o Museu da Cidade de Bruxelas, além de diversos outros prédios maravilhosos, como o Belgian Brewers Museum – Beer Museum – Museu da Cerveja dos Cervejeiros Belgas.

Na Grand-Place, a cada 2 anos e durante só 3 dias no final de semana próximo ao dia 15 de agosto, a Praça fica coberta por um tapete de mais de 500 mil flores begônias que cobrem 1.800m² (75m x 24m). A cada exposição o desenho formado pelas plantas homenageia algo.

Depois de se deslumbrar com a arquitetura dos prédios da praça, siga em direção a Manneken Pis pela Rue de l’Etuve e não resista e entre em uma das chocolateries da rua.

Manneken Pis – Garoto a Urinar é uma pequena fonte de um menino urinando, feita em bronze, datada de 1620. 😯 Desde então já houveram várias tentativas de furto, depredação e quebras da estátua. Alguns furtos deram certo e ela foi sempre resgatada e restaurada diversas vezes. O que nós vemos aqui é uma réplica. A original se encontra no Museu da Cidade de Bruxelas.

Esta estátua é tão importante na vida da cidade, que uma instituição sem fins lucrativos administra a troca de roupa semanal da estátua, de acordo com a programação da cidade. Seu guarda-roupas dispõe de mais de 1.000 peças. Foi até criado o Museu Guarda-Roupa do Manneken Pis.

Há também a Jeanneke Pis, um equivalente feminino, localizada a apenas 600 metros do Manneken e a 250 metros da Grand-Place.

E não se esqueça de comer um Waffle por mim. 😎

Seguindo em direção à imperdível Mont des Arts – Colina das Artes, região composta por um belíssimo jardim, pela Bibliotèque Royale de Belgique – Biblioteca Real da Bélgica e por diversos museus, além do Centro de Convenções de Bruxelas situado no antigo Palácio do Congresso.

Suba até a Place Royale – Praça do Rei, e por ser uma região mais alta, a vista da cidade é bem bonita.

Na foto podemos ver ao fundo a Torre da Prefeitura na Grand-Place. Na Praça do Rei está a grandiosa Estátua do Rei Alberto I.

Não perca a oportunidade de ver o Palais de Charles de Lorraine – Palácio de Charles de Lorena, que serviu como residência do Governador Geral dos Países Baixos Austríacos de 1744 até 1780. Hoje abriga um Museu.

E siga em direção ao Palais Royal de Bruxelles – Palácio Real de Bruxelas, o Palácio Oficial dos Reis dos Belgas. Reis? Sim, aqui também tem Rei. Filipe Leopoldo Luís Maria é o Rei dos Belgas desde julho de 2013 após a abdicação de seu pai, Albert II por problemas de saúde.

Bem em frente ao Palácio, você poderá caminhar pelo Parc de Bruxelles, o maior parque público urbano da cidade. Ao redor, além do Palácio Real de Bruxelas, também se encontra a Casa do Parlamento Belga e o Palácio da Justiça.

Se tiver tempo, dê uma passada na Co-Catedral Collégiale des Ss-Michel et Gudule – Catedral de São Miguel e Santa Gudula, igreja católica romana que homenageia os padroeiros da cidade, São Miguel Arcanjo e a Mártir Santa Gudula.

Passe pela Rue des Bouchers, repleta de restaurantes de diversas especialidades, além das lojas de chocolate, claro. 😉 Aqui é um bom lugar para almoçar ou jantar.

E não se esqueça, se você gosta de cerveja, peça uma “nacional”. 🙂 A Bélgica fabrica dezenas de cervejas premiadas no mundo todo: Waterloo, Leffe, La Trappe, Vedett, Eisenbahn, Stella Artois, Hoegaarden, Duvel e tantas outras maravilhosas.

Voltamos para casa, um bom banho quente e amanhã tem mais. 🙂


Para mais um dia, você poderá optar pelas seguintes atividades: Atomium e Mini Europe. Saindo da Grand-Place leva 40 minutos de bonde e metrô.

Atomium − é uma estrutura em ferro construída para a Expo 58 e prevista para durar 6 meses. Desde então, continua em pé e você poderá visitá-la, andar e subir através dos tubos e acessar as esferas. A esfera do topo oferece uma vista panorâmica da cidade. Outras têm exposição sobre os anos 50. Evite fila na bilheteria e adquira seu ingresso clicando aqui. Apenas a esfera do topo é acessível por elevador. As demais, por escadas e contam com muitos degraus. Fica a dica. 😉

Mini Europe − é um parque em miniatura com reproduções de monumentos da União Europeia. Cerca de 80 cidades e 350 edifícios em escalas de 1/25 estão representados aqui. Entre eles:

  • Big Ben e Casas do Parlamento de Londres
  • Torre Eiffel e Arco do Triunfo de Paris
  • Erupção do Vesúvio em Nápoles
  • Muro de Berlim no Dia da Queda em Berlim
  • Gôndolas e Palácio Ducal de Veneza
  • Acrópole de Atenas
  • Grand-Place e Prefeitura de Bruxelas
  • Torre de Pisa
  • Praça do Relógio Astronômico de Praga
  • Nyhavn de Copenhague
  • Câmara Municipal de Estocolmo
  • Castelo d’Olavinlinna da Finlândia
  • Muralhas de Tallinn
  • além de moinhos de vento, lagos, barcos viking, simulações de guerras romanas, aviões Airbus, entre outros.
  • Adquira seu ingresso clicando aqui.

Se você se interessar por comprar acessórios para casa e ainda tiver tempo, poderá pegar um metrô e ir até a IKEA Anderlecht em 40 minutos.


Por ser uma cidade de fácil acesso, Bruxelas é excelente para fazer um bate-volta para diversas cidades. Se tiver interesse, vá clicando em cada uma abaixo e veja a facilidade de passeios de apenas um dia.


Se você é daqueles que adora um passeio diferente, observando a paisagem sob um ponto de vista privilegiado, poderá adquirir seu Circuito Hop-On Hop-Off de Ônibus, clicando aqui. E aí você já sabe né? É válido por 24 ou 48 horas, podendo descer e subir quantas vezes quiser durante este período nas 11 paradas. E aproveite o áudio disponível em diversos idiomas.

Se sobrar tempo, veja estes outros passeios:


Voltamos para casa com a certeza de que aproveitamos estes dias ao máximo. 😎

Este roteiro termina por aqui. Ufa!!! Que viagem FANTÁSTICA.

Um banho bem quente, um jantar gostoso, organizar as coisas porque amanhã estaremos saindo de casa às 6h30 da manhã, pegando o trem até o aeroporto. Nosso voo pela British Airways sairá às 11h40 para Londres e depois um da LATAM direto para São Paulo.

E finalmente andamos em um trem de dois andares 😎

E para completar a viagem, uma Sala VIP no Aeroporto de Londres 😉

Fechamos com chave de ouro depois de sermos agraciados com um upgrade da LATAM 😆


Acompanhe nosso blog. Em breve estaremos postando nossas aventuras por Istambul, Capadócia, Zurique, Stäfa, Genebra, Sallanches, Megève, Saint-Gervais-les-Bains, Chamonix-Mont-Blanc, Turim, Milão, Trento, Levico Terme, Lago di Caldonazzo, Innsbruck, Vaduz e Konstanz, entre outras.

Também muitas 💡 DICAS super interessantes.

Então … não perca … siga nosso blog … 😉

Veja também estes outros posts incríveis:

Amsterdã, LjubljanaVienaBerlimParisPraga, Veneza.

E curta estas 💡 DICAS:

Desembarcando em Istambul – Que Sufoco

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

Sem Dinheiro para Viajar?

Siga ViajAndo® pelo nosso MENU e DESCUBRA muitas novidades …

Pensando em hospedagens, passeios, locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s