Olá ViajAndos®, pessoal que adora e curte uma viagem.
Hoje vamos falar sobre TRENTO, uma comuna (município) italiana de relevo montanhoso e próxima aos Alpes.
COMO CHEGAR:
Nós viemos de CARRO, vindos de Milão (224 km), como parte deste roteiro de carro pela Europa.
- Como Funcionam os Pedágios na Europa
- Você NÃO PODE Pegar Qualquer Veículo Alugado e Circular Livremente pela Europa
De AVIÃO, existem algumas opções para desembarque e posteriormente um trem, ônibus ou carro para chegar aqui:
- Aeroporto Internacional Marco Polo, Venice (VCE) – Trem Venezia Mestre – Trem Verona Porta Nuova – Trento (3h10)
- Aeroporto Internacional Orio al Serio, Milan Bergamo (BGY) – Ônibus Bergamo Orio al Serio Airport – Trento (2h05)
- Aeroporto Verona Villafranca, Verona (VRN) – Ônibus Verona Aeroporto – Trento (0h55)
- Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi, Bologna (BLQ) – Trem Bologna C.Le – Trento (3h17)
DICA: 💡 Ao pesquisar uma passagem aérea para Europa ou Ásia, se encontrar um bom preço pela Turkish Airlines, estenda sua viagem por 3 ou 4 dias e fique este período em Istambul. Para nós três custou apenas US$80 a mais.
De TREM, você desembarcará na Stazione Ferroviaria di Trento.
- Trenitalia − trens regionais, noturnos ou de alta velocidade que passam pelas cidades italianas de Trento, Bolzano, Verona, Bologna, Florença, Roma, Nápoles, Veneza e outras. Pesquise bem e veja o melhor para você.
- ÖBB − trens que vêm da Alemanha (Munique e Rosenheim) e da Áustria (Innsbruck, Kufstein, Wörgl e Jenbach).
MOEDA:
A moeda oficial na Itália é o €uro desde 1999. Anteriormente era usada a Libra Italiana.
DICA: 💡 É sempre bom ter um pouco de dinheiro em espécie quando viajamos. Se não quiser correr o risco de carregar muita grana viva, poderá adquirir um cartão pré-pago de viagem.
ONDE SE HOSPEDAR:
Ficamos hospedados no Appartamento Roby, maravilhoso, amplo, com varanda, cozinha completa, estacionamento gratuito e wi-fi.
Caso esta acomodação não seja adequada ao seu grupo, clique aqui e encontre outras opções em Trento. Coloque a data, quantidade de pessoas, de quartos e outros interesses e encontre hotéis, apartamentos, B&B, pousadas, hotéis-fazenda, hospedagens domiciliares ou compartilhadas.
O QUE FAZER:
- NA CIDADE
- NA REGIÃO
- LOCAIS PRÓXIMOS PARA ESQUIAR
1. O QUE FAZER NA CIDADE
A cidade de Trento é cortada pelo Rio Ádige e é bem agradável para andar. O Mapa abaixo é um roteiro interessante e bem completo na cidade. Ficamos de 1° a 4 de janeiro. O Mercatino di Natale di Trento ainda estava funcionando 🙂 e havia produtos artesanais maravilhosos. A temperatura às 9h00 estava batendo os -6°C 😎
Lembre-se, entre um ponto e outro no Mapa, existem diversas atrações que não estão elencadas aqui, como outros pontos turísticos, praças, feirinhas, lojas, museus, igrejas, diversões para crianças, etc., portanto não leve em consideração o tempo. Além do que, em 99% das vezes, seguimos nossos instintos e não necessariamente o Mapa. 😎 Então DIVIRTA-SE. 🙂
Torre Vanga – edifício histórico construído em 1210 com o objetivo de controlar o acesso na colina de Doss Trento. Posteriormente usada como prisão. Atualmente utilizada como local de exposição pelo MART.
Piazza del Duomo – A Praça da Catedral é a principal da cidade e a mais agitada com seus cafés e restaurantes. Bem como seus monumentos:
- Duomo de Trento ou Catedral de São Virgílio é a sede da Arquidiocese de Trento, erguida originalmente no século VI. A Catedral sediou parte dos trabalhos do Concílio de Trento no século XVI.
- Palácio Pretorio é o edifício em forma de castelo ao lado da catedral, construído em 1220 e usado como residência do bispo-príncipe da cidade. Atualmente o Palazzo abriga o Museu Diocesano de Trento, com uma grande variedade de obras de arte.
- Torre Cívica com 42 metros de altura, já foi utilizada como prisão. E quando o sino tocava, era o chamado aos cidadãos para grandes eventos, inclusive execuções.
- Casas Cazuffi-Rella são duas magníficas casas do século XVI. No lado esquerdo há cenas da mitologia grega, incluindo a figura de Geryon e cenas dos trabalhos de Hércules.
- Fonte de Netuno, localizada bem ao centro da praça, originalmente esculpida por Stefano Salterio e inaugurada em 1769. Pelos danos causados ao longo dos séculos, foi substituída em 1945 por uma cópia esculpida por Davide Rigatti.
- Mercado Semanal montado todas as quintas-feiras, com variedade de comidas e vinhos locais, bem como produtos baratos.
Piazza di Fiera – É uma praça de eventos culturais e artísticos, entre eles o já tradicional Mercatino di Natale di Trento com mais de 60 barracas vendendo comidas, doces e bebidas típicas, bem como muito artesanato bonito.
Castello del Buonconsiglio – construído a partir do século XIII com funções defensivas. Hoje abriga o Museo Provinciale del Castello del Buonconsiglio com coleções de arte provinciais, como pinturas, esculturas, afrescos e objetos que documentam os acontecimentos históricos e artísticos da cidade.
Monumento a Dante – localizado na Piazza Dante Alighieri, em frente à Estação Central. A praça é um local de várias atividades, como roda gigante, play-ground, além claro da belíssima estátua em homenagem ao grande poeta italiano Dante Alighieri, inaugurada em 1896.

Vista de parte da cidade a partir do alto da roda gigante
Funivia-Stazione di Valle-Trento / Funivia di Sardagna – este teleférico liga Trento ao distrito de Sardagna. Com capacidade para até 13 pessoas e tempo de viagem de 4 minutos, funciona todos os dias, das 7h00 às 22h30. Em dias de muito vento, é substituído por ônibus especiais. Da nossa varanda podíamos vê-lo. No dia em que pretendíamos passear, estava fechado, provavelmente pelo vento.
MUSE – Museo delle Scienze di Trento – Museu de Ciência de Trento – localizado a 1,5 km da Estação Central de Trento, foi inaugurado em julho de 2013, substituindo o Museu Trentino de Ciências Naturais. O Museu apresenta a história, desde a formação geológica e o registro fóssil através de tempos pré-históricos até o presente. Foram montados ambientes naturais de flora, fauna, paisagens, geleiras, aquários, etc.
Se sobrar tempo e tiver pernas 🙂 poderá andar até Doss Trento. Uma colina coberta por 8 hectares de floresta. No topo existe um mausoléu datado de 1935, dedicado a Cesare Battisti e ao lado estão expostos 4 canhões. Da Torre Vanga até o topo são 2,1 km de subida a pé.
2. O QUE FAZER NA REGIÃO
- MART – Museo d’Arte Moderna e Contemporanea di Trento e Rovereto – localizado em Rovereto, cidade a 25 km de Trento, é um dos museus mais populares da arte contemporânea da Itália. Possuí uma coleção de mais de 15 mil obras de arte, incluindo pinturas, desenhos, gravuras e esculturas.
- Lago di Caldonazzo – localizado a 23 km de Trento é um excelente passeio tanto no Inverno quanto no Verão, quando a prática de esportes aquáticos é muito apreciada: canoa, vela, windsurf, esqui, entre outros.
- Levico Terme – cidade a 28 km de Trento. Uma cidade como parte de passeio para Lago di Caldonazzo. Quando estivemos por aqui na época de Natal, a feirinha era muito agradável.
- Bolzano – cidade italiana de maioria alemã localizada a 60 km de Trento. Faz fronteira com a Áustria e Suíça e um excelente local para quem quer esquiar ou fazer trilhas pelas montanhas.
- Merano – cidade italiana a 85 km de Trento.
3. LOCAIS PRÓXIMOS PARA A PRÁTICA DE ESQUI
- Madonna di Campiglio – localizada a 71 km de Trento, é um local bem turístico e uma das maiores referências italianas para a prática de esqui alpino e snowboard.
- Bolzano – localizada a 56 km de Trento, com seu pico de montanha alcançando 3.905m, é um bom lugar para a prática de esqui e snowboard.
- Cima Palon – também chamado Monte Pasubio, é o pico mais alto da região com 2.239m.
- Andalo
OUTRAS OPÇÕES DE PASSEIOS:
Lago di Garda – também chamado de Benaco, é o maior lago da Itália. Este é um passeio interessante. Localizado a 40 km de Trento (em seu ponto mais próximo). Você poderá fazer um passeio de barco e conhecer algumas das cidades banhadas por ele:
- Província de Bréscia: Sirmione, Desenzano del Garda, Lonato, Padenghe Sul Garda, Moniga del Garda, Manerba del Garda, San Felice del Benaco, Salò, Gardone Riviera, Toscolano-Maderno, Gargnano, Tignale, Tremosine, Limone Sul Garda.
- Província de Verona: Peschiera del Garda, Castelnuovo del Garda, Lazise, Bardolino, Garda, Torri del Benaco, Brenzone, Malcesine.
- Província de Trento: Riva del Garda, Nago-Torbole.
Dia seguinte cedo pegamos nosso carro e fomos para Innsbruck, na Áustria, onde “aproveitamos” a maior nevasca de todas as nossas viagens. 😎 Não perca!!!
Pensando em hospedagens, passeios, locação de veículos? Consulte nossos parceiros. Não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.
Passeie pelo nosso MENU e escolha sua próxima aventura: Veneza, Amsterdã, Paris, Londres, Praga, Tallinn, Helsinki e tantas outras.
Então, para ficar por dentro de tudo, se inscreva em nosso blog e seja bem vinda, seja bem vindo e aproveite nossas DICAS.
- Comprando Passagem Aérea
- Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa
- Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas
- Sem Dinheiro para Viajar?
- 18 Passos para Juntar Dinheiro e Realizar o Sonho de Viajar para o Exterior
- Espaço Schengen, União Europeia & Zona do Euro
Vá ViajAndo® pelo nosso MENU e DESCUBRA muitas novidades.