Alemanha

Dresden Declara “Estado de Emergência Nazista”

Olá ViajAndos©, pessoal que adora e curte uma viagem.

Antes de mais nada, quero agradecer aos leitores que nos acompanham e informar que esta matéria não expressa qualquer sentimento político, sendo apenas informativa.

O que me chamou a atenção para escrevê-la, foi o fato ter ocorrido em uma cidade que conhecemos e que adoramos.

E mais, ao final do texto, você poderá curtir nossa passagem por esta incrível cidade.

Obrigado a todos pelo carinho e compreensão. 😎


DRESDEN, Capital do Estado da Saxônia, cidade onde fizemos uma breve parada entre Berlim e Praga, candidata à Capital Europeia da Cultura em 2025, chamou atenção do Mundo ao entrar em “Estado de Emergência Nazista” no dia 30 de outubro de 2019. Uau!!!!!!!!! 😯


Mas, o que significa Estado de Emergência Nazista – Nazinostand”?

Estado de Emergência pode ser declarado por um Governo em resposta a desastres naturais, períodos de desordem civil, declarações de guerra ou situações envolvendo conflitos armados internos ou internacionais.

Uma vez aprovado, sua duração será por tempo indeterminado, e enquanto vigente, direitos e liberdades podem ser suspensos, podendo o Governo deter seus cidadãos e mantê-los presos sem julgamento, por exemplo. 😯

Nazista ou Nazismo foi uma ideologia associada ao Partido Nazista, cujo objetivo, para eles, era o de fortalecer nacionalmente os alemães. O nazismo representou o extremo totalitarismo e resultou na morte de milhões de pessoas.

Esta é a parte teórica.

Na prática, acredita-se que esta medida tenha mais um caráter simbólico e educativo, até porque não se caracteriza como um estado de emergência tradicional. Mas sim, de combate ao antissemitismo, intolerância, racismo e a islamofobia na cidade de Dresden, provocada pela extrema-direita e que chegam ao ponto da violência, e cada vez mais frequente.

A moção, apresentada por um Vereador na Câmara Municipal, foi aprovada pelos legisladores por 39 votos a favor e 29 contra.

A resolução reconhece que “atitudes e ações extremistas da direita estão ocorrendo com crescente frequência” e pede à cidade que ajude as vítimas da violência racial, proteja as minorias e fortaleça a democracia.

Obviamente, esta notícia circulou o Mundo, principalmente pelo uso da palavra Nazista.


Mas por que esta medida?

Dresden tem sido um reduto de partidos de extrema-direita na Alemanha. Partidos que avançam a cada eleição.

No início dos anos 1990, grupos neonazistas começaram a organizar comícios na cidade para lembrar o que chamaram de “Holocausto do Bombardeio”, quando a cidade foi atacada por forças britânicas e americanas durante a II Guerra Mundial em fevereiro de 1945, quando teve mais de 90% de seu Centro destruído.

Desde 2014, Dresden é também o berço do Movimento Anti-Islâmico PEGIDA (sigla alemã para Europeus Patrióticos Contra a Islamização do Ocidente), que prega o “despertar” à ameaça representada por extremistas islâmicos. Este grupo quer que a Alemanha restrinja a imigração e acusam as autoridades de não cumprir as leis existentes.


Então, após 74 anos do fim da II Guerra Mundial, ainda ouvimos e lemos assuntos ligados aos nazistas, neonazistas, Partido Nazista, Holocausto e etc.

Como uma boa parte da história, existem sempre dois lados, cada um com sua versão.

Aliás, um destes temas bem controverso é sobre a definição do Partido Nazista ser de direita ou de esquerda. Há quem defenda a tese de que era de extrema-esquerda. Aqui neste post, esta discussão não está aberta, por não ser nosso objetivo.

O próprio Hitler, quando perguntado em uma entrevista se ele e os nazistas eram “burgueses de direita”, ele respondeu que “o nazismo não é exclusivamente para qualquer classe”, e indicou que favoreceu nem a esquerda nem a direita, mas a “preservação de elementos puros de ambos os campos”.

Ou seja, para manter a suposta pureza e força de uma raça superior, a raça ariana, os nazistas tinham como objetivo exterminar o que acreditavam ser os degenerados e grupos anti-sociais, como judeus, homossexuais, ciganos, negros, deficientes físicos e mentais, Testemunhas de Jeová e adversários políticos. Ao final, foram assassinados seis milhões de judeus e mais cinco milhões dos outros grupos-alvo. A isto se deu o nome de Holocausto. 😯

E agora, no século XXI, estes movimentos de extrema-direita levaram à adoção da medida de Estado de Emergência Nazista, que afirmam que entraria em ação tanto em movimentos de extrema-esquerda como de extrema-direita.

Como afirmou o Vereador: “Somos os guardiões da ordem básica liberal-democrática e nenhuma violência, não importa de que lado extremista ela venha, é compatível com isso.”


Nos últimos anos, inúmeros Países têm sentido fortemente a polarização dos extremos (direita e esquerda), inclusive o Brasil. E não importa de que lado você esteja ou que acredite, todos saem perdendo. Já foi mais possível conviver, mas ultimamente temos assistido levantes regionais em todos os Continentes. São os extremos. E como acredito muito em ditados, aqui vai um que acho que cai bem: “nem 8, nem 80”.


Só lembrando que no próximo dia 9 de novembro será o 30° ano da Queda do Muro de Berlim.

E por falar no dia 9 de novembro, para os alemães, este dia, chamado de Schicksalstag (Dia do Destino), é bem lembrado devido a diversos acontecimentos que marcaram a história da Alemanha.

  • 1848 – execução do líder liberal Robert Blum. Este acontecimento é frequentemente visto como simbólico para o fracasso da Revolução de 1848.
  • 1918 – o Imperador Guilherme II foi destronado e Philipp Scheidemann proclamou a República de Weimar, a primeira república da Alemanha.
  • 1923 – deu-se o Putsch de Munique, uma tentativa de Golpe de Estado, que foi a primeira aparição em público do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores.
  • 1930 – nasceu minha mãe 🙂 , filha de alemã, que está fazendo 89 anos. Bonitinha. 🙂
  • 1938 – a Kristallnacht (noite dos cristais, que teve como evento janelas de lojas, edifícios e sinagogas judaicas quebradas, restando milhões de cacos de vidro que encheram as ruas) marcando o início do Holocausto. Nesta noite foram mortos mais de 90 judeus e queimadas ou destruídas inúmeras propriedades de judeus.
  • 1989 – queda do Muro de Berlim, acontecimento que deu início à reunificação da Alemanha.

Esperamos que este Estado de Emergência seja somente uma maneira de tentar frear os ânimos exaltados. 🙂 😎 😉




MOSTRAREI UM POUCO COMO FOI NOSSA PASSAGEM POR DRESDEN 😉

Chegamos em Dresden e fomos direto para o estacionamento (Q-Park Altmarkt) localizado no subsolo da Striezelmarkt, onde fica instalada a Feirinha de Natal mais charmosa da cidade e uma das mais antigas do Mundo, datada de 1434.

Como escrevi lá no começo, Dresden foi nossa parada para almoço em uma viagem de carro entre Berlim e Praga.

Como era uma passagem rápida, almoçamos em um restaurante ali na praça mesmo e depois fomos curtir um pouco das brincadeiras. Felipe foi o maquinista do trem, andou no carrossel e na roda gigante. Passeamos bastante.

Muitas comidas típicas, doces, artesanatos da região, brincadeiras para crianças e uma enorme árvore de Natal, claro. Felipe ficou encantado. Nós também, pois é tudo muito bonito. Anualmente a Feira atrai 2,5 milhões de visitantes. Uau!!!!

Pegamos estrada já no final da tarde (15h30) com um bonito pôr do Sol. Pretendíamos ter saído mais cedo para chegar em Praga ainda claro, mas estávamos muito felizes pelo dia que passamos. Temperatura -3°C. Vimos também os primeiros sinais de neve na estrada.

De Dresden até Praga foram 150 km. 2 horas dirigindo. Mais 30 minutos para encontrar nosso estacionamento e nosso apartamento, 🙂 !!!! É muita aventura.

Aventura mesmo, vivemos em Praga. Que cidade bonita, cheia de história. Superou todas as nossas expectativas, que não eram poucas.20161221_160658


Pensando em passagens aéreashospedagens, passeioslocação de veículos ou câmbio? Consulte nossos parceiros. Você não pagará a mais por isso e terá tudo à mão. Clique nos links acima e aproveite os melhores lugares, preços e condições de pagamento.

Acompanhe nosso blog e nossas aventuras por Paris, Tallinn, Estocolmo, Copenhague, Oslo, Reykjavík, Londres, Bruxelas e outras.

Também muitas 💡 DICAS super interessantes.

Veja também estes outros posts bem legais:

LjubljanaVienaBerlimPraga, Brun.

E curta estas 💡 DICAS:

Veículos Alugados que Podem ou NÃO Circular pela Europa

Cinco Razões para Viajar com Crianças Pequenas

18 Passos para Juntar Dinheiro e Realizar o Sonho de Viajar para o Exterior

Comprando Passagens Aéreas

Recebi uma Multa de Trânsito na Alemanha, como Pagar?

Viaje no nosso MENU na página principal … muitas novidades por lá …


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s