Sem categoria

Pós Covid-19 – Expectativas para a Abertura das Fronteiras

O Mundo Globalizado se fechou. Fronteiras, antes totalmente abertas, hoje são guardadas por policiais e soldados. Guerra? Não. Cada país tentando preservar a vida de seus cidadãos de um vírus, não tão mortal quanto outros que já apareceram por este Planeta, mas com uma facilidade incrível de contaminação.

Hoje, a expressiva maioria dos países analisam qual a melhor forma de voltar à normalidade e abrir suas fronteiras. De uma coisa todos têm certeza: será um processo lento.


Após semanas de quarentena, a China aos poucos retoma algumas de suas atividades. A cidade de Wuhan, berço do vírus, também vai retomando vagarosamente sua vida cotidiana. Por ser o primeiro país contaminado, o Mundo está de olho esperando os resultados.

Para se ter uma ideia, o Governo chinês abriu algumas atividades turísticas e de entretenimento, e logo depois fechou-as, em virtude do acúmulo de pessoas.


E as outras Nações?

Países da Europa, “campeões” desta lastimável epidemia, começam a esboçar como será o fim deste processo de quarentena e também iniciam a abertura de algumas áreas e atividades econômicas.

Este processo será lento, gradual, seguro e controlado, a fim de evitar novos picos de casos.

Haverá continuidade nas limitações de contato próximo entre as pessoas, e em muitos lugares públicos ainda haverá a obrigatoriedade do uso de máscaras e luvas. E aos poucos tudo voltará ao normal. É o que todos esperamos para os próximos dois anos.

Aos poucos veremos o movimento nos aeroportos voltando ao normal e poderemos sentir a alegria e ansiedade nos rostos dos viajantes. Primeiramente serão abertos aos que tiverem motivos razoáveis para viajar. Talvez o turismo não seja considerado um motivo razoável. Não sei!

O comércio aos poucos voltará ao normal. Ainda sem aglomeração de pessoas, claro.

E o esporte, totalmente paralisado, também voltará aos poucos. Futebol e outros esportes coletivos sem torcida a princípio, para limitar a aglomeração.

Posteriormente serão as escolas a retomar suas atividades normais. Com um menor risco para as crianças, provavelmente serão os primeiros a voltar às aulas normais.

Idosos e outros grupos de risco ainda deverão permanecer em quarentena leve por tempo indeterminado.

Porém tudo ainda com amplo controle das autoridades de saúde.

Todos em busca de um plano para reativar a economia e as atividades sociais.

E assim será em todos os países deste maravilhoso planeta que chamamos de TERRA.


Vamos aproveitar este momento de reflexão e agradecer aos agentes de saúde que fizeram, fazem e farão seu melhor para nos dar perspectivas para o futuro.

E também àqueles que estudam, pesquisam e buscam descobrir e produzir a tão esperada vacina, que nos dará liberdade e segurança de movimento.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s